Usina Ciência recebe exposição "A Química no Cotidiano"

20/04/2011 10h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07

Como parte das comemorações do Ano Internacional da Química no Brasil, Alagoas recebe, a partir desta segunda-feira, 25 de abril, a exposição “A Química no Cotidiano”. Com 20 painéis ilustrativos, o evento mostra que a Química está presente em tudo que nos cerca: nos alimentos, na saúde, na agricultura, na energia e na comunicação.

Elaborado pelo Museu da Vida, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), com o apoio da Secretaria Regional da SBQ em Alagoas, a exposição é aberta ao público, com foco nos alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, além de professores, e pode ser visitada até a sexta-feira, 29 de abril, na Usina Ciência, localizada no bairro do Farol, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Em seguida, a exposição percorrerá outros locais da capital e do Estado.

Segundo Marília Oliveira Fonseca Goulart, coordenadora do Ano Internacional da Química em Alagoas e professora da Ufal, a exposição apresenta painéis cuidadosamente ilustrados com fotografias e breves textos mostrando a Química presente em nosso dia a dia. Além disso, a exposição é acompanhada de experimentos, diariamente apresentados aos visitantes, especialmente às crianças e aos jovens. “Teremos shows de Química com demonstração de experimentos 'mágicos', como faixa invisível, cascata de espuma, fogo mágico e algodão pólvora. Os jovens aprenderão ainda a construir um extintor de incêndio, a separar corantes dos doces e a interpretar rótulos de alimentos”, revela Marília.

Programação completa da exposição

De 25 a 29 de abril - na Usina Ciência, da Universidade Federal de Alagoas (Av. Aristeu Andrade, 452). Horário: das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Grupos de escolas devem agendar visita pelo telefone (82) 3221-8488 ou (82) 3326- 4159.

De 16 a 20 de maio - na Biblioteca Central da Ufal, no Campus Maceió (Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins). Horário: das 8h às 20h. Grupos de escolas devem agendar visita pelo telefone (82) 3214-1384 com Celina ou (82) 3213-1372 com Carmen.

De 6 a 10 de junho - no Auditório do Campus Arapiraca da Ufal (Av. Manoel Severino Barbosa, s/n, bairro Bom Sucesso) . Horário: das 9h às 17h. Grupos de escolas devem agendar visita pelo telefone (82) 3214-1384 com Celina ou (82)3213-1372 com Carmen.

De 13 a 17 de junho - no Instituto de Química da Ufal, no Campus Maceió, em comemoração ao Dia do Químico - comemorado em 18 de junho. Horário: das 8h às 22h. Grupos de escolas devem agendar visita pelo telefone (82) 3214-1384 com Celina ou (82) 3213-1372 com Carmen.

Sobre o Ano Internacional da Química (AIQ)

Realizado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pelo sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais de Química (CFQe CRQs), e pelo Instituto de Química da USP, o Ano Internacional da Química (AIQ) tem como responsáveis pela coordenação internacional de suas atividades a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

As instituições e os órgãos públicos que apóiam a iniciativa são: Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).  Mais informações no site oficial do evento.

O AIQ no Brasil tem uma plataforma de redes sociais, que inclui um blog, perfil no twitter, página no facebook e canal no YouTube. O conteúdo é dirigido especialmente para o público jovem e tem a intenção de “traduzir” a Química para o dia a dia das pessoas.  Para mais informações, acesso o blog. O AIQ também está presente no facebook e no twitter.