Usina Ciência comemora vinte anos de aproximação com a sociedade

A Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas, fundada em 6 de maio de 1991, tem contribuído de diversas formas para a melhoria do ensino de Ciências no Estado. Para comemorar os vinte anos de fundação da Usina Ciência, a direção promove um Ciclo de Palestras, abordando fenômenos geológicos, química ambiental, crack e outras drogas, energia nuclear, entre outros temas. A palestra “Recursos Hídricos e Saúde Pública: novos desafios”, realizada no dia 26 de abril, abriu o Ciclo que prossegue até o dia 7 de junho, sempre as terças-feiras.

15/04/2011 12h48 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Exposição na sala de astronomia sobre as placas tectônicas

Lenilda Luna - jornalista

O tema Recursos Hídricos foi abordado pela pesquisadora Roseane Cunha, do Instituto de Geografia e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Igdema). A próxima atividade, no dia 3 de maio, às 19h, será ministrada pelo João Xavier, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), e abordará “A Importância das Plantas Medicinais no Desenvolvimento de Fármacos”. Para mais informações, consulte a programação em anexo.

E para marcar a segunda década de atividades, a Usina Ciência ganhou dois mascotes: Electron e Magnética. Os bonecos simpáticos vão receber meninos e meninas que começam a se deslumbrar com o mundo do conhecimento.

Histórico

A Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas foi fundada em 6 de maio de 1991 para contribuir na melhoria do ensino de ciências no Estado. A intenção é mostrar que as atividades científicas podem ser divertidas e atrair a atenção dos alunos para entender os fenômenos físicos e químicos que acontecem rotineiramente, como a difusão do som, da luz, o movimento dos planetas etc.

Durante esses vinte anos, a Usina Ciência esteve a maior parte do tempo sob a direção da professora Tânia Piatti, que coordenou ações voltadas para os estudantes do ensino básico e médio e para a formação de professores. Várias exposições e ciclos de palestras foram realizados durante os quase quinze anos em que a professora esteve à frente da entidade.

No final do ano passado, o professor Reinaldo Augusto Ferreira Rodrigues assumiu a direção, com a tarefa de dar continuidade ao trabalho de alfabetização científica. “Queremos tornar a Ciência um conhecimento ao alcance de todos”, disse o professor. “Usando os recursos didáticos que temos, a Ciência se torna mais clara e atraente, não a matéria decorativa que muitas vezes é vista nas salas de aula. Muitos alunos do ensino médio decidiram ser pesquisadores depois de assistir às nossas apresentações”, disse o diretor da Usina Ciência.

Exposições

As visitas à Usina Ciência devem ser agendadas. No prédio amplo e com uma bela vista da cidade de Maceió, localizado na rua Aristeu de Andrade, no bairro do Farol, os estudantes vão conhecer várias experiências interessantes e inovadoras.

Uma delas é a Casa Ecológica, um projeto sustentável de moradia, construída com material reciclado, com geração de energia solar e eólica. O projeto arquitetônico foi feito pelo arquiteto Eduardo Quintella Florêncio, sob orientação do professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufal, Leonardo Salazar Bittencourt, com a colaboração de Thathiane Agra Martins. Os professores do Centro de Tecnologia, Flávio Barbosa e Antônio Colatino, contribuíram na execução da “Ecocasa” prestando consultoria na área de material de construção, cálculos estruturais e Geotécnica.

Também são desenvolvidos projetos de popularização e disseminação das Ciências Naturais, incentivo à aprendizagem e apoio às atividades escolares. Além da Casa Ecológica, mais quatro exposições estão abertas ao público: Ciência e Vida, Energia, Parque Científico e Luz em situações lúdicas. Todas essas exposições são bastante interativas, ou seja, os alunos podem apertar botões para disparar engrenagens de diversos tipos.

Além dessas exposições permanentes, periodicamente é montado o planetário, um equipamento que simula o céu, com estrelas, planetas e outros astros, que podem ser observados inclusive durante o dia. A Usina Ciência também realiza atividades como shows de Química e Física, semanalmente, para atrair ainda mais o público escolar. E ainda fazem parte da programação, os Ciclos de Palestras e cursos de formação para professores de Ciências.