Unidade de Ensino de Palmeira forma primeira turma em Serviço Social

14/04/2011 13h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
A oradora da turma, Quiara Feitosa, salienta a emoção de ser pioneira

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

“Cobaias não, tivemos o privilégio de ser pioneiros”, relata a oradora da turma de Serviço Social, Quiara Feitosa, na cerimônia de colação de grau realizada no dia 9 de abril; dia que marcou a história da Universidade Federal de Alagoas por formar a primeira turma do projeto de expansão do ensino superior na Unidade de Palmeira dos Índios.

O ambiente ornamentado na cor verde, por ser a marca do curso de Serviço Social e também conhecida por simbolizar a esperança, foi o cenário para a entrega do diploma da turma de 11 formandos intitulada “Os desbravadores”, pois segundo a oradora Simone Magalhães foi com muita bravura que os estudantes iniciaram em 2008 o curso de Serviço Social e conseguiram concluí-lo.

E por falar em coragem, o reitor em exercício e dirigente da cerimônia de colação de grau na ocasião, Eurico Lôbo, salientou que a gestão também foi desbravadora ao aceitar os desafios do projeto de interiorização. “Sabíamos que não seria fácil e não está sendo fácil, mas se perguntarem a razão de fazemos isso, a resposta é que são vocês que vão mudar o Brasil, precisamos de um Estado diferente, e isso só será possível através da expansão da educação”, ressaltou.

Eurico Lôbo comentou a recente aprovação da implantação dos Centros de Apoio Estudantil nas Unidades de Ensino. “Outra boa notícia é que essas unidades vão precisar de psicólogos e assistentes sociais”, anunciou o reitor em exercício.

A turma de formandos em Serviço Social foi a primeira a receber do secretário estadual de Educação e Esportes, Rogério Teófilo, o livro que conta a história do projeto de expansão do ensino superior em Alagoas. O secretário, que foi paraninfo da turma e esteve representando o Governo do Estado na solenidade, ressaltou que aquele momento não eram só os sonhos que estavam se realizando, mas histórias.

Com o diploma em mãos, os novos assistentes sociais de Alagoas foram surpreendidos com a homenagem simbólica da coordenadora do curso, Marinês Coral: “vocês têm pela frente muita luta, por isso vão precisar de esforço, força e equilíbrio para seguir no balanço do mundo”, aconselhou Marinês Coral ao entregar um brinquedo artesanal que gira quando é pressionado.

Mariana Viana, recém-formada, vai seguir os conselhos da coordenadora. “Eu dedico meu diploma a Deus e a meu esposo que me ajudou muito, essa vitória é verdadeiramente um sonho nosso, espero honrar essa conquista”, salienta.

Representando os pais, Maria Lúcia Farias também foi paraninfa dos Desbravadores. Em seu discurso, ela relatou que desde o início eles vivenciaram a assistência social. “Olhar para vocês é ver desbravadores! Continuem por esse caminho, mostrando à sociedade o quanto vocês são capazes”, declarou a paraninfa, recebendo em seguida um buquê de flores da filha.