Ufal recebe novos servidores

O ingresso no serviço público é para muitos um sonho irrealizável. Diante da concorrência, do número excessivo de matérias, da falta de tempo para estudar ou mesmo da impossibilidade de fazer a prova em outra cidade, inúmeras pessoas acabam desistindo da concretização de algumas metas na vida. Um exemplo da existência desses obstáculos foi a divulgação da relação dos 43 aprovados entre os milhares de inscritos no último concurso da Ufal, na tarde da última sexta-feira, 15 de abril.

18/04/2011 17h14 - Atualizado em 13/08/2014 às 12h46
Cláudio Zancan e Nilson Ribeiro sairam de suas cidades natais para lecionar em Maceió

Jhonathan Pino - jornalista

Cláudio Zancan e Nilson Ribeiro de Araújo Leão não fizeram esse último concurso, por terem sido aprovados em concursos anteriores. No momento do resultado, ambos estavam sendo empossados como professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), mas tiveram que superar muitas das dificuldades acima citadas.

No início deste ano, Cláudio saiu de Santa Maria, Rio Grande do Sul, para concorrer a concursos em Brasília, Campo Grande e Maceió: aprovados nos três, ele aproveitou sua experiência adquirida como professor de universidades públicas e particulares na região sul do país para obter êxito neles. “Mesmo que haja apenas dois concorrentes por vaga, ninguém vem de bobeira, ou sai de longe para prestar concurso sem estar preparado, por isso o processo é muito difícil”, relata Cláudio.

Já Nilson, apesar de graduado e pós-graduado em Recife, já lecionava em faculdades particulares em Maceió quando foi aprovado no concurso no ano passado, mas nem por isso teve menos dificuldades no processo seletivo. “Achei interessante a gravação das entrevistas e a orientação dos professores sobre as etapas do concurso. Isso ajuda bastante a passar por todas as etapas”, explica Nilson.

Junto aos dois, foram empossados no mesmo dia outros três professores para o Campus Arapiraca e dois servidores técnicos para o Campus Maceió. Polyanna de Oliveira Berbardes tomou posse como técnica em assuntos educacionais, mas sua história já tem tradição na Ufal. Emocionada, Polyanna disse que é um prazer voltar para a Universidade onde ela fez a graduação e onde cresceu vendo o pai trabalhar. “Era meu sonho de criança. Gostaria de agradecer a receptividade e dizer que tenho uma alegria a mais porque meu pai, Roberto Berbardes, já fez parte desta Universiade”, destacou.

A reitora Ana Dayse Dorea abordou a importância da cerimônia de posse dos servidores. “Essa cerimônia é simples, mas de muita grandeza. A Ufal parabeniza vocês após passarem por um concurso público rigoroso”, falou a reitora.

Também estiveram presentes no dia para a recepção aos novos servidores, o diretores do Campus Arapiraca, Márcio Aurélio e Eliane Ferreira; e o diretor da Feac, Luiz Antonio Cabral. “A partir de agora vocês fazem parte da maior instituição de ensino superior da Alagoas. Comemorem este momento porque ele é ímpar e vocês estão fazendo parte da elite intelectual do país, responsável pela formação e desenvolvimento deste Estado”, enfatizou Eliane.