Ufal 50 anos ilustra troféu do Campeonato Alagoano de Futebol

20/04/2011 15h13 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
A apresentação do troféu contou com a presença de representantes da educação e do esporte em Alagoas

William Correia – estudante de Jornalismo

Educação e futebol se uniram para homenagear os atletas alagoanos em mais uma ação de comemoração dos 50 anos da Universidade Federal de Alagoas. Em parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF), o Troféu do Campeonato Alagoano de Futebol 2011 faz uma homenagem ao cinquentenário da Ufal, comemorado durante todo esse ano. A apresentação do Troféu  foi nesta terça-feira, 19 de abril, em um café da manhã no Gabinete da reitora Ana Dayse Dorea, no Campus Maceió.

“Acredito ser essencial representar desta forma o nosso Estado em seu maior evento esportivo. Eu decidi valorizar alguns elementos que transmitem bem a realidade alagoana: suas jangadas e seus frutos do mar”, disse o artista visual, Fredy Correia Ele explica que os troféus feitos para a primeira e segunda fases do campeonato, a ilustração escolhida foi a de duas velas seguindo um sentido único, representando o início da luta pelo título alagoano. Para o troféu da final, ele escolheu as formas de um peixe junto a apenas uma das velas representando a conquista do objetivo por uma das equipes.

Fredy adiantou que já está com duas possibilidades de escolha para a versão da taça da próxima edição do Campeonato: homenagear os alagoanos Domingos Fernandes Calabar ou Zumbi dos Palmares. O artista está chegando ao seu terceiro ano de trabalho em conjunto com a FAF, iniciados quando a instituição começou a produzir seus próprios troféus.

No centro da escultura deste ano está inserida a logomarca do cinquentenário. “Até pode parecer uma iniciativa simples, mas é muito representativa para a nossa Universidade no momento de celebrações pelo qual estamos passando”, justifica Ana Dayse. “A possibilidade desta homenagem é uma honra”, conclui a reitora, que confessa a sua admiração e torcida, no certame, pelos times do interior do Estado.

Unanimidade no encontro foi o reconhecimento da importância que deve ser dada à união entre esporte e educação para a formação de grandes cidadãos. “Se não houver investimento e um grande trabalho envolvendo educação e prática de esportes, pouca coisa pode mudar na realidade atual”, lembra a reitora, referindo-se à violência e ao consumo de drogas por parte de jovens e crianças. O presidente Gustavo Feijó reconhece a atuação da universidade nesse sentido. “Poucos setores dão o apoio necessário ao esporte alagoano, e a Ufal está de parabéns”, ressaltou ele.

Ainda falando sobre a possibilidade de transformação por meio do esporte, o vice-coordenador do Curso de Educação Física, Francisco Farias – mais conhecido como Shyco –, destacou o poder de sociabilização do futebol quando acompanhado diretamente do estádio. “Ao comemorar um gol do seu time do coração, o torcedor muitas vezes abraça a pessoa que está do seu lado sem mesmo conhecê-la”, exemplificou.