Programa Top China abre inscrições para intercâmbio de três semanas

12/04/2011 11h46 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
A Ufal enviará quatro alunos e um docente para a 3ª edição do Programa

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Programa Top China, do Santander Universidades. O programa de mobilidade internacional tem o objetivo de potencializar, entre Brasil e China, a realização de projetos acadêmicos e culturais voltados ao aprimoramente da formação de professores e alunos das Instituições de Ensino Superior.

Serão disponibilizadas cinco bolsas na Ufal, sendo quatro para alunos e uma para docente, todos com fluência em inglês, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Engenharia Ambiental, Ciências Sociais, Meteorologia e Economia. A participação dos alunos e do docente no Curso sobre Meio Ambiente, Urbanismo e Sociologia sob a perspectiva da Sustentabilidade na Universidade de Shanghai Jiao Tong e Pequim será no período de 8 a 28 de julho. Além de cobrir despesas de passagem, alimentação e hospedagem, o Programa Top China oferece uma ajuda de custo no valor de R$ 528,78, correspondente a US$ 300 por participante.

Inscrições e seleção

O formulário de inscrição para o Top China Santander se encontra no site. Após preencher esse formulário, o candidato deve imprimi-lo e entregá-lo na coordenação do curso até o dia 8 de maio. Além disso, o aluno precisa também apresentar um documento de comprovação de fluência na língua inglesa, histórico analítico escolar de graduação (assinado pelo DRCA), comprovante de matrícula, curriculum lates, cópia do RG, CPF e Passaporte com data válida para 2011. Já o professor deve também apresentar à coordenação do curso uma proposta de minicurso sobre uma temática a ser ministrada nas universidades chinesas, acerca do meio ambiente, sob a perspectiva da sustentabilidade.

A primeira etapa de seleção ocorrerá na coordenação de cada curso, que deverá escolher dois alunos e um docente, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital, e entregar pessoalmente dossiê protocolado à Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), na Vice-Reitoria, até o dia 17 de maio, às 18h. A etapa seguinte será executada na ASI e será composta por uma entrevista em inglês com os candidatos, no dia 18 de maio, e uma entrevista final no dia 19 de maio. O resultado final será publicado no Portal da Ufal e no site da Assessoria de Intercâmbio no dia 20 de maio.

Edições passadas

Na primeira edição do Programa Top China, em 2009, a Ufal foi representada pelas alunas Maria Elisa Costa, de Engenharia Civil, e Flávia Rabelo, de Meteorologia. Veja como foi a experiência delas e o quanto esse intercâmbio contribuiu para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional de ambas.

Em 2010, a comitiva da Ufal cresceu: quatro alunos e um professor passaram três semanas nas universidades chinesas. Allana da Silva, de Direito, Selene Morales, de Arquitetura e Urbanismo, Lucas Farias, de Engenharia Química, Pedro Duarte, de Direito, e o professor de Geografia Lindemberg Medeiros participaram de um curso sobre desenvolvimento sustentável inspirado no lema da Expo 2010 Shangai – “better city, better life” (cidade melhor, vida melhor). Confira um pouco do currículo de cada um e o que fez diferença na acirrada seleção.

Leia também: Andifes concede 112 bolsas a alunos participantes do "Programa Andifes de Mobilidade Estudantil"