Portal de Periódicos é premiado em concurso de inovação na área federal

20/04/2011 14h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07

Por Assessoria de Imprensa da Capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi um dos premiados no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, selecionado junto com outras nove práticas de gestão inovadora.

O evento de premiação será no dia 25 de abril, no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, às 14h, quando também será anunciada a classificação das iniciativas vencedoras. Além do anúncio da classificação das práticas inovadoras, o evento marca os lançamentos do livro contendo o relato das experiências premiadas em 2010 e da 16ª edição do Concurso Inovação.

Para a escolha do Portal de Periódicos, foram considerados aspectos como a utilização eficiente dos recursos públicos e de mecanismos de controle e avaliação da gestão do programa. Também foram considerados os resultados alcançados pelo Portal de Periódicos na democratização do conhecimento científico no Brasil, com destaque para a expansão do acervo, do número de instituições usuárias e de acessos e downloads diários.

Concurso

O 15º Concurso na Gestão Pública Federal é promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com a colaboração do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com o apoio, para as premiações, da Embaixada da França, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GTZ).

Com 117 inscrições válidas, a edição deste ano do Concurso concederá aos quatro primeiros colocados visitas técnicas à França, Alemanha e cursos técnicos no Japão. Para o 5º lugar será oferecida uma vaga no curso de Especialização em Gestão Pública da ENAP, condicionada à aprovação no processo seletivo. Da 6ª à 10ª colocação, cada equipe terá direito a três vagas em cursos de Desenvolvimento Gerencial oferecido pela Escola. Veja aqui mais informações sobre as premiações.

Acesse a lista das iniciativas premiadas.

Histórico

Desde o seu lançamento, em 1996, o concurso recebeu 1.426 inscrições válidas e 311 foram premiadas. O objetivo é estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, disseminá-las e valorizar servidores públicos que atuem de forma criativa em suas atividades.

Portal de Periódicos

Lançado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos da Capes é considerado uma biblioteca virtual que reúne conteúdo científico de alto nível, disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Em dez anos, o acervo do Portal passou de 1.882 títulos de periódicos com texto completo, para 26.372 títulos. O número de instituições usuários foi multiplicado por quatro, passando de 72 instituições para 311, em 2010. Em 2010, foram contabilizados 67.392.805 acessos.