Palestra sobre empreendedorismo, Práticas Sutis, Oficina de Dança e muito mais. Confira!


11/04/2011 12h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07

Empreendedorismo e Inovação

Nesta quinta-feira, 14, a Mútuos, empresa incubada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá/MG - INCIT, especializada  em associativismo  e  cadeia  de suprimentos, traz para Maceió o ciclo de palestras sobre associativismo para MPEs, realizado em 14 estados brasileiros. A palestra “Associativismo para MPE’s”, que aborda os temas “Grupos de Compras: porquê e como criá-los e mantê-los” e “Técnicas de Negociação em Grupo” será realizada no auditório do Csau, às 15h. Faça aqui sua inscrição.

Práticas Sutis

O projeto de extensão “Práticas Sutis: conscientização e sensibilização corporal” realiza suas atividades semanalmente, às sextas-feiras, das 17h às 18h, na sala de dança do curso de Educação Física, no Campus Maceió. Apesar de ter começado no dia 8 de abril, ainda há vagas. O projeto tem o intuito de abordar práticas da cultura ocidental e oriental que prezam pelo olhar e intervenção holísticos das práticas corporais, tais como a antiginástica, a eutonia, a reflexologia, a massagem, entre outros. A atividade é gratuita e aberta a toda comunidade acadêmica e em geral. É necessário fazer a inscrição no Núcleo de Esportes do curso de Educação Física.

Oficina de Dança

Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h, são realizadas oficinas de dança afro-brasileiras. A comunidade em geral pode participar da atividade que acontece no laboratório de dança, localizado no 1º andar, sala 15, do Espaço Cultural. Mais informações através do telefone (82) 8846-2812.

Ensino coletivo de instrumentos

A Escola Técnica de Artes está com inscrições abertas até o dia 15 de abril para o projeto de ensino coletivo de instrumentos. As entrevistas, que serão usadas como critério de seleção, serão realizadas nos dias 18 e 19 de abril. As aulas terão início no dia 26 de abril. É necessário que os candidatos tenham o instrumento que pretendem aprender. Segundo o regente José Alípio, o projeto oferecerá aulas de violino, viola, violoncelo, baixo acústico e elétrico, guitarra, violão, teclado, sopros em geral e percussão. Os interessados devem procurar a secretaria da ETA, localizada na praça Sinimbu, no horário da manhã.

XV Encontro Regional dos Estudantes de Administração

Alagoas sediará pela primeira vez o XV Encontro Regional dos Estudantes de Administração (Eread), o maior e mais importante evento do curso na Região Nordeste, sendo considerado, um dos maiores encontros do Brasil. O evento acontece entre os dias 21 e 24 de abril, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Além de propiciar o intercâmbio cultural e aprimorar o networking dos estudantes de todo o Nordeste, o Eread 2011 vai promover debates sobre o contexto organizacional, desenvolvendo e aprofundando os conhecimentos teóricos e práticos. Palestrantes como Gil Giardelli (um dos maiores especialistas em mídias sociais do Brasil), Vasco Souza (Especialista da área de Comunicação Empresarial em Portugal) já estão confirmados. Mais informações no site ou através do e-mail coer@ereadmaceio.com.br.

Badminton e peteca

O Núcleo de Educação Física, Esporte e Lazer (Nefrel) oferece 25 vagas para duas novas modalidades esportivas: são os jogos de raquete badminton e peteca. Estudantes e servidores podem se inscrever na secretaria do curso de Educação Física até o dia 25 de abril, quando terão início as aulas. Três horários são disponibilizados – segunda-feira, das 16h às 18h; quinta-feira, das 13h às 14h; e sexta-feira, das 10h às 12h. O acadêmico Alexandre Adelino e o professor Eriberto Moura ministrarão as aulas com monitores selecionados. Aproveite! 

Oficina de confecção de instrumentos

A Escola Técnica de Artes está com inscrições abertas até o dia 5 de maio para a oficina de confecção de instrumentos – alfaias e xequerês. Com duração de um mês, a partir do dia 6 de maio, a oficina será ministrada pelo prof. Wilson Santos. Duas opções de turmas são oferecidas: das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os interessados devem procurar a secretaria da ETA, localizada na praça Sinimbu.

Prêmio Octávio Brandão

A 8ª edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL) em parceria com a Braskem e o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, vai premiar os autores das melhores reportagens sobre o meio ambiente produzidas e veiculadas nos meios de comunicação do Estado, no período de abril de 2010 a março de 2011. Além de contemplar as categorias Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Imagem, Telejornalismo e Estudante, este ano será reativada a categoria Reportagem Cinematográfica e introduzida a categoria Webjornalismo. Os jornalistas interessados em participar do Prêmio têm até o dia 7 de maio para inscrever os trabalhos. Reportagens podem ser produzidas e veiculadas até o dia 31 de março. Cada profissional pode concorrer, no máximo, com quatro matérias.

Ações afirmativas

O tema da edição especial da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, a Rbep, que será lançada no final de 2011, será ações afirmativas. Interessados em publicar artigos sobre esse assunto devem encaminhar o material até o dia 20 de abril, para fins de análise. Os estudos deverão abordar questões em torno de políticas afirmativas como cotas para negros, cotas para egressos de escola pública e abertura de novos campi em bairros onde se concentram camadas sociais mais baixas. Interessados em colaborar, ou simplesmente receber novidades da revista, devem se cadastrar na página da revista na internet ou solicitar informações através do e-mail editoria.rbep@inep.gov.br. Leia mais.

CNPq abre inscrições para o Prêmio José Reis 2011

Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é destinado aos que contribuíram significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia, a Pesquisa e a Inovação mais conhecidas do público. As inscrições para a 31º edição do Prêmio estão abertas até o dia 20 de maio. Em 2011, a categoria é Jornalismo Científico, que premiará o jornalista profissional que se destaque na difusão da Ciência e da Tecnologia nos meios de comunicação de massa. Leia mais.