Estudante de Direito relata intercâmbio no site do Jornal Hoje

08/04/2011 14h03 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Bernard Texeire descreve suas experiências no site do Jornal Hoje

Bernard Texeire está fazendo mobilidade acadêmica no exterior por conta própria. Até 31 de maio, a Assessoria de Intercâmbio Internacional aceitará candidaturas para a mesma modalidade. Essa seleção é referente ao semestre que tem início em setembro deste ano.

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

Intercâmbio é uma forma de vivenciar uma cultura diferente e, consequentemente, de aperfeiçoar um idioma. Alguns estudantes estão preferindo ter este tipo de experiência quando já estão na Universidade. Quando o intercâmbio é oriundo de um acordo de cooperação entre universidades, ele é chamado de mobilidade acadêmica no exterior. Atualmente, a Universidade Federal de Alagoas tem acordos com instituições de 18 países. Algumas nações possuem mais de um acordo. Os estudantes Bernard Teixeire, Pedro Andrade e Fábio Lindoso estão desfrutando de mobilidade acadêmica em Sevilha, na Espanha, fruto de um convênio entre a Ufal e a Universidade de Sevilla. Aluno do curso de Direito, Bernard está registrando sua experiência no quadro "interc@mbio.com" do Jornal Hoje, da Rede Globo.

Pedro e Fábio cursam Engenharia Civil. Há dois tipos de mobilidade acadêmica no exterior: a com bolsa e a sem bolsa. Os três estão se mantendo com recursos próprios. Mas a parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade espanhola isentou-os de taxas para as matérias que cursarem.

A Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), órgão que estabelece as relações entre a Ufal e as instituições internacionais, orienta que assim como os três estudantes que estão na Espanha, qualquer aluno interessado em praticar a mobilidade em outro país por conta própria deve conhecer quais as universidades que a Universidade Federal de Alagoas mantém convênio e escolher entre as conveniadas qual a que tem interesse.

No blog do Jornal Hoje, telejornal da Rede Globo, Bernard Texeire explica que antes de iniciar o processo de aceitação com a Universidade de Sevilla teve que obter uma declaração com o coordenador do curso de Direito da Ufal. O documento obtido junto à coordenação do curso é chamado de declaração de indicação. É uma espécie de relatório, que afirma que o aluno está apto a fazer o intercâmbio, e que deve ser enviado à Assessoria Internacional. A mobilidade só se concretiza se o aluno obtiver uma carta de aceitação da Universidade em que pretende estudar. Concordar ou discordar da entrada do estudante na instituição é de responsabilidade da universidade estrangeira.

Todos os convênios internacionais da Ufal estão disponíveis na página da ASI. Os estudantes que desejam participar de uma mobilidade por conta própria com início em setembro deste ano devem procurar a Assessoria Internacional até 31 de maio. Os itens necessários para se candidatar podem ser conferidos aqui. A mobilidade é aberta aos alunos de graduação dos campi Maceió, Arapiraca e do Sertão. Os estudantes também podem sugerir instituições para novos convênios.

No quadro "interc@mbio.com", o alagoano Bernard Texeire informa que está estudando Direito na Universidade de Sevilla, com ênfase no Direito Internacional. O universitário também está frequentando aulas de espanhol, ofertadas sem nenhum custo adicional pelo Instituto de Idiomas da Universidade. Além de descrever as experiências de um intercâmbio na Espanha, ele está respondendo às dúvidas dos leitores. Tudo o que Bernard posta pode ser conferido no site.

Mais informações sobre mobilidade acadêmica no exterior podem ser obtidas através do telefone (82) 3214-1005 ou pessoalmente na Assessoria de Intercâmbio Internacional, instalada na sala do Gabinete da Vice-reitoria, no Campus Maceió.