Conselho Universitário define início do processo eleitoral do próximo reitor

15/04/2011 11h10 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
O Consuni aprovou, no dia 11 de abril, a data de homologação da Lista Tríplice para o dia 8 de agosto

O processo de escolha do próximo reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas teve início na última segunda-feira, 11 de abril, em sessão extraordinária do Conselho Universitário que aprovou a data de homologação da Lista Tríplice para o dia 8 de agosto.

Nos próximos dias será formada a Comissão Eleitoral composta por dois representantes da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que tem, entre outras, a missão de definir o calendário eleitoral, com as datas para a inscrição dos candidatos à Reitoria e para a consulta à comunidade universitária.

O processo eleitoral define a gestão do mandato de 2011 a 2015. O novo reitor tomará posse no dia 3 de dezembro deste ano. É a partir da consulta à comunidade universitária que são definidos os nomes para compor a Lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação, para que a Presidência da República proceda a nomeação do novo reitor. Na consulta à comunidade universitária será mantida a paridade dos votos para as três categorias: estudantes, professores e técnicos. Como acontece desde 1997, cada uma das categorias terá a representatividade de um terço dos votos válidos.

A Comissão Eleitoral será responsável pela organização e realização das inscrições dos candidatos na modalidade de chapas, a fiscalização da campanha e a publicação dos resultados.

Nas últimas eleições, em 2007, participaram da consulta os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), docentes e técnicos-administrativos em exercício na Universidade. Havendo mais de duas chapas concorrentes, a consulta poderá ser realizada em dois turnos, caso nenhuma das chapas alcance mais de 50% mais um dos votos válidos ainda no primeiro turno.