Campus Arapiraca promove atividades físicas para melhoria da qualidade de vida

20/04/2011 17h17 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Entre os exercícios físicos estão o teste de flexibilidade

William Correia – estudante de Jornalismo

Um projeto de extensão implantado no Campus Arapiraca tem como foco a promoção da qualidade de vida de estudantes, servidores e professores por meio da prática de exercícios físicos e de ginástica laboral. O “Campus de Práticas Corporais” objetiva diminuir o sedentarismo da comunidade universitária e aumentar o conhecimento dos envolvidos sobre a relação entre atividade física, qualidade de vida e saúde, além de diminuir a incidência de lesões por exercícios repetitivos e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho.

Coordenado pelo professor Leonardo Gomes de Oliveira Luz, do curso de Educação Física, e com a colaboração do professor Arnaldo Tenório da Cunha Júnior e de mais oito alunos entre bolsistas e extensionistas, o projeto encerra neste mês de abril o primeiro ano de implantação. “Como metodologias realizamos ações intramuros e extramuros. No âmbito do Campus Arapiraca, as atividades foram acompanhadas pelos professores de Educação Física no Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps), e no local dos participantes”, informa Leonardo Luz.

Para alcançar os objetivos do trabalho durante um ano de trabalho, quatro atividades principais deram direcionamento ao desenvolvimento do projeto: pesquisa diagnóstica de qualidade de vida dos interessados; matrícula dos participantes no projeto; avaliação pré-participatória; e prescrição das práticas corporais definidas no trabalho, que são os exercícios e a ginástica laboral. “O Projeto visa concentrar suas ações no aprimoramento dos aspectos metodológicos do ensino de atividades físicas para adultos e da adesão à prática de exercícios físicos como hábito de vida saudável”, justifica Leonardo.

Explicando a realização do projeto “Campus de Práticas Corporais”, o professor Leonardo Gomes diz que o Brasil tem apontado um novo perfil populacional nos adultos com alterações no quadro de morbi-mortalidade, e isso resulta em um cenário formado por uma população com maior incidência de doenças também causadas pelo sedentarismo. “A atividade física é um dos elementos do estilo de vida que desempenha um papel significativo na promoção da saúde e na prevenção de doenças”, defende.

Segundo o professor, não são apenas os atendidos pelo projeto de extensão que saem ganhando com as atividades. A atividade de extensão também garante aos estudantes bolsistas a prática do aprendizado em sala de aula e a oportunidade de adquirir mais conhecimento. “O projeto constitui-se num campo de prática para que o aluno desenvolva competências citadas na seção Perfil do Egresso, do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física. Estes alunos participam por meio da observação, discussão de casos ou situações clínicas, gerenciais, familiares e sociais assim como pelo atendimento ao praticante”, reforça Leonardo.

Produção acadêmica

Comprovando a contribuição para a formação acadêmica, resultaram do projeto apresentação de dois trabalhos no Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas em 2010: O “Campus de Práticas Corporais: pesquisa diagnóstica de lesões por esforço repetitivo e/ou doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho em servidores da Universidade Federal de Alagoas- Campus Arapiraca”; e “Campus de Práticas Corporais: pesquisa diagnóstica da qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca”,  apresentados pelos alunos Emylyanne Santos Bento e José Carlos da Silva.

Os dois trabalhos apresentaram dados relativos a 102 servidores. Concluiu-se que a qualidade de vida dos participantes não estava comprometida e não refletia no estado de saúde dos envolvidos. “Isto não indica que os servidores não precisem rever os seus costumes, pois foi constatado que eles mantêm pouca familiaridade com a prática de atividades físicas”, diz o coordenador. Acrescenta Leonardo que como resultado total das ações do projeto, 77 pessoas se integraram a ginástica laboral e aos exercícios físicos e entre os positivos alcançados o professor Leonardo Gomes também  destaca a socialização entre os grupos participantes.