Abril Indígena no Museu Théo Brandão

14/04/2011 11h11 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Abertura do evento contou com a presença dos Xucuru-Kariri

O MTB iniciou na última quarta-feira, dia 13, o evento Abril Indígena no Museu Théo Brandão, com lançamento de filme sobre temática indígena, de Celso Brandão, abertura da exposição “Visadas do pajé Miguel Celestino”, composta por peças etnográficas, abertura de mostra fotográfica e apresentação cultural dos Xucuru-Kariri.

A exposição temporária, que tem curadoria assinada por Celso Brandão, José Carlos e Siloé Amorim, está aberta ao público até o dia 28 de maio.

A mostra de filmes etnográficos tem inicio nesta quinta-feira, dia 14, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já às 18h, acontece a mesarredondaDimensões das Culturas indígenas em Alagoas”, com os palestrantes Evaldo Mendes, do Instituto de Ciências Sociais/Ufal, com o tema “Grupos Indígenas em Alagoas: apontamentos de pesquisa”; Siloé Amorim, da Universidade Federal da Paraíba, com o tema “Índios do Alto Sertão de Alagoas”; e Fábia Pereira da Silva (Fulni-ô), da Faculdade de Letras/Ufal, que abordará “A pesquisa linguística sobre a língua Yaathe /Fulni-ô”. Confira a programação completa dos filmes em anexo.

A programação termina na sexta-feira, dia 15, com a continuação da mostra de filmes etnográficos, das 9h às 12h e das 14h às 17h, além da presença dos Kariri Xocó, às 16h, da premiação dos filmes e fotografias da mostra e de lançamento de livros e do CD “Rojão Kariri-Xocó”, a partir das 18h. A entrada é franca.