Ufal apresenta números da expansão à Bancada Federal

Na segunda-feira, 28 de março, a reitora Ana Dayse Dorea, o vice-reitor Eurico Lôbo e pró-reitores receberam a bancada federal, prefeitos e secretários estaduais para apresentar os novos números da expansão e interiorização da Universidade Federal de Alagoas. Com o tema “Alagoas: uma realidade a transformar. A contribuição da Ufal através da educação superior, como compromisso social”, a reitora Ana Dayse Dorea apresentou o quadro atual da Universidade que comemora seus 50 anos.

- Atualizado em
Reitora Ana Dayse Dorea mostrou em números a contribuição da Ufal para a educação em Alagoas | nothing

A recepção foi no Museu Théo Brandão com um café da manhã, com a presença das deputadas federais Rosinha da Adefal e Célia Rocha e o deputado Joaquim Beltrão; o prefeito de Penedo, Israel Saldanha, e a prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, além dos secretários estaduais Eduardo Setton, da Ciência e Tecnologia; Rogério Teófilo, da Educação e o representante da Secretaria de Planejamento, Keylle Lima.

Atualmente, a Ufal é composta por 25.283 alunos matriculados em 80 cursos de graduação nos três campi (Maceió, Arapiraca e Sertão); 1333 professores efetivos; 1502 servidores técnicos-administrativos; 3646 pesquisadores e 1072 linhas de pesquisa, entre alunos,professores e técnicos; 250 grupos de pesquisa; 26 mestrados e 8 doutorados, além de seis cursos de graduação a distância. “Estamos aqui reunidos mais uma vez para consolidar e ampliar parcerias, visando sempre o desenvolvimento do Estado de Alagoas”, destacou a reitora.

A próxima meta do projeto de interiorização é a implantação do Campus do Litoral, com sede em Porto Calvo, atendendo municípios do Litoral Norte e Zona da Mata. “A interiorização é o grande projeto de desenvolvimento desse Estado e só temos exemplos de inclusão e sucesso para relatar: 75% dos aprovados no vestibular 2010 concluíram o ensino médio no interior, sendo 61% em escolas públicas; 82,9% não fizeram cursinho e 95% irão cursar a universidade pela primeira vez”, apresenta a reitora. Ainda em relação ao interior, são 21 bolsas de Projetos de Iniciação Científica e 90 bolsas de Projetos de Extensão. 47% dos alunos têm menos de 20 anos, e somando todos os alunos com menos de 30 anos, são mais de 88,2% dos aprovados.

As secretarias de Estado da Educação e do Esporte, Ciência e Tecnologia e Planejamento estão entre os principais órgãos governamentais que desenvolvem ações conjuntas com a universidade. No caso da Educação, a parceria se dá na cessão de prédios – em Delmiro Gouveia, o Estado cedeu salas da Escola Watson Clementino até que o prédio do campus Sertão esteja pronto para aulas –, como também nas ações de formação inicial e continuada de professores da rede pública.

O secretário Rogério Teófilo chamou atenção para o fato de mais de 60% dos alunos aprovados para o campus sertanejo serem oriundos de escolas públicas estaduais. “No passado, o acesso ao ensino superior era distante para muitos desses jovens, pois eles não tinham como se deslocar até Maceió. Hoje, graças ao processo de interiorização, este sonho se transforma em realidade, fixando o conhecimento nos municípios alagoanos”, destaca.

A deputada Rosinha da Adefal destacou o espírito guerreiro e comprometido da reitora Ana Dayse. “Parabéns, reitora e equipe! Toda transformação no mundo passa pela informação e pela educação. Precisamos realmente trabalhar as pessoas pela educação”, ressaltou.

“Precisamos mudar os tristes números de Alagoas. Vamos parar e pensar mais o que podemos e devemos fazer pra isso. Todos juntos!”, disse a deputada Célia Rocha.

A reitora aproveitou o encontro para anunciar a realização de um grande seminário para pensar Alagoas, previsto para o mês de maio, dentro da programação comemorativa dos 50 anos da Universidade Federal de Alagoas. “Vamos buscar apoios e parcerias para fazer um grande fórum de debates e de projetos para o desenvolvimento do Estado”, afirmou Ana Dayse Dorea.