Professor do Campus Arapiraca tem artigos aprovados em eventos internacionais

- Atualizado em
Prof. Almir Guimarães desenvolve projetos na área de Modelagem em Redes de Computadores | nothing

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

Não é de hoje que as pesquisas dos docentes da Universidade Federal de Alagoas ganham destaque em eventos internacionais. Neste semestre, o professor do curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca Almir Pereira Guimarães repetiu a projeção alcançada em outubro, quando apresentou trabalhos científicos no exterior. Desta vez, três artigos de Almir foram aceitos para publicação nos países da China, Hungria e Índia.

O artigo intitulado Sensitivity analysis of availability of redundancy in computer networks foi aceito na CTRQ 2011 - The Fourth International Conference on Communication Theory, Reliability, and Quality of Service, na Hungria.

Dois trabalhos foram classificados como aptos para publicação em dois eventos no continente asiático. Na China, o artigo Impact Analysis of Availability on Computer Networks Infrastructure foi aceito na ICICN 2011 - International Conference on Information and Computer Networks. O terceiro trabalho, denominado Dependability Analysis in Redundant Communication Networks using Reliability Importance, foi aceito na Índia pela ICINT 2011 - International Conference on Information and Network Technology.

O professor Almir Guimarães explica que os trabalhos e os eventos abordam temas sobre a confiabilidade em redes de comunicação. “Os trabalhos relacionados ampliam o escopo da pesquisa em curso, com a inserção de novas metodologias a fim de facilitar a localização de pontos críticos dentro das redes de comunicação a fim de garantir a qualidade de seus serviços", disse o pesquisador.

O desenvolvimento de projetos de ponta realizados pelo professor Almir Pereira Guimarães na área de Modelagem em Redes de Computadores tem rendido ao curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca mais projeção em eventos internacionais.

Em outubro de 2010, trabalhos científicos na área foram apresentados na Colômbia e na Turquia, durante as conferências  Latincon 2010 e SMC  2010 (International Conference on Systems, Man, and Cybernetics),  que reúne pesquisadores de todo o mundo.