Observatório astronômico promove semana de observação ao Planeta dos Anéis

Observações podem ser feitas de 4 a 9 de abril, das 19h às 22h, no Cepa.


- Atualizado em
O dia 4 de abril será o melhor de 2011 para observar o planeta Saturno

O dia 4 de abril será o melhor de 2011 para observar o planeta Saturno

Por Ricardo Moresi – Agência Alagoas

A partir desta segunda-feira, 4 de abril, os interessados em conhecer um pouco sobre o planeta Saturno terão oportunidade de fazê-lo no Observatório Astronômico Genival Leite Lima, localizado no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa). As observações astronômicas serão realizadas no horário das 19h às 22h até o dia 9 de abril.

De acordo com Adriano Aubert Barros, professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico, Saturno entrará em oposição no dia 4 de abril. “Este será o melhor dia para observar o planeta este ano porque ele estará no ponto de máxima aproximação da Terra, o quer chamamos de oposição. Ele estará oposto ao Sol em relação à Terra”, revela.

Ele destaca também que o planeta estará a aproximadamente 1.290.281.635 km da Terra, o que equivale a quase nove vezes a distância da Terra ao Sol. “É tão longe que a luz demora 1h12 para vir de Saturno até nosso planeta. Mesmo tão longe, Saturno é um espetáculo”, descreve.

O professor informa que o planeta possui um sistema de anéis composto por gás, gelo, neve e rochas que o tornam um modelo para o equilíbrio gravitacional. “Quem o observa através das lentes de um telescópio nunca esquece. Durante esta semana teremos apresentação de vídeos documentários, palestras e observações telescópicas do planeta, a depender apenas das condições atmosféricas”, antecipa.

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (Secti), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Usina Ciência, e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal).

O observatório compõe o Centro de Ciências e Tecnologia da Educação Prof. Dr. Edmilson de Vasconcelos Pontes (CeCiTE) da SEE e funciona no Cepa, em Maceió.