Museu Théo Brandão recebe antropólogos da UFRJ

- Atualizado em
O diretor Wagner Chaves apresentou o Museu aos visitantes

Na sexta, 26 de março, o Museu Théo Brandão recebeu a visita dos renomados antropólogos Otávio Velho e Moacir Palmeira, do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O diretor do MTB, Wagner Chaves, apresentou aos visitantes as salas de exposição, a biblioteca, a reserva técnica e o acervo sonoro/visual de Théo Brandão.

Otávio Velho é bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela PUC-RJ, mestre em Antropologia Social pela UFRJ e doutor em Filosofia pela Universidade de Manchester (Grã-Bretanha). Tem vários livros publicados e inúmeros artigos em periódicos especializados e obras coletivas nos EUA, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia, Portugal e Itália.

O antropólogo alagoano Moacir Palmeira concluiu sua graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, fez uma especialização em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia e obteve o título de doutor em Sociologia na Université Paris-Descartes, na França. O pesquisador tem várias publicações em livros e periódicos da área.

Após circuito museográfico pelo MTB, os professores comentaram o trabalho que vem sendo desenvolvido no Museu. “Fiquei muito feliz com o que já foi feito na recuperação do prédio e com o começo da organização do acervo. O acervo de Théo Brandão merece realmente o tratamento que está sendo dado, embora falte ainda muito a ser feito”, disse o professor Otávio Velho.

O professor Moacir Palmeira também destacou a importância de preservar o acervo de Théo Brandão. “A gente sente também que há um esforço de melhorar a preservação do acervo do Théo, que é uma preciosidade. Gostei muito das exposições, impressionam o visitante. Existe um dialogo com o público, que é próprio da concepção atual de museu”, salientou.