Livro resgata campanha que evitou demolição da “Casa do Advogado”

Lançamento acontece nesta quarta-feira, 30, no auditório da OAB/Seção de Alagoas

- Atualizado em
O livro será lançado às 19h30 desta quarta-feira, 30 de abril

Um pedaço valioso da história de Alagoas, especialmente para profissionais e estudantes de Direito, vem a público, dia 30 deste mês, com o lançamento do livro “Tempo, palavra, memória – o surgimento da Casa do Advogado”.

Autor do livro e, ao mesmo tempo, protagonista dessa história, o advogado José de Freitas Lins resgata toda a mobilização local e até nacional desencadeada por uma campanha que evitou a demolição do prédio onde funcionou a primeira Faculdade de Direito de Alagoas.

A história se passa entre os anos de 1978 e 1981, período em que José Lins, ex-aluno da Faculdade de Direito, já exercia a advocacia e presidia a então recém-criada Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas.

Naquela época, ao tomar conhecimento que a Universidade Federal de Alagoas pretendia se desfazer do prédio da antiga Faculdade de Direito e que a Caixa Econômica Federal já fazia planos para instalar no local uma agência bancária, José Lins  iniciou uma batalha, juntamente com o então presidente da OAB/Seção de Alagoas, Aurino Malta, para convencer as autoridades e a sociedade  sobre a importância da preservação daquele   patrimônio histórico.

O local, além de ter sido a primeira Faculdade de Direito, instalada em 1931, havia sido também a primeira escola de ensino superior de Alagoas e já era um ponto científico-cultural de referência no estado, tendo recebido, durante as comemorações dos seus 25 anos, até mesmo a  visita do presidente Juscelino Kubitschek.

No decorrer da narrativa da campanha vitoriosa, o autor faz questão de homenagear personalidades do meio jurídico, político, do Jornalismo, estudantes e cidadãos alagoanos, além de nomes de destaque no cenário nacional, que, sensibilizados, ajudaram a levantar mais de “sete milhões de cruzeiros”, evitando, assim, a demolição do prédio e garantindo sua transformação na Casa do Advogado.

O lançamento do livro, como não poderia deixar de ser, acontece no auditório da Casa do Advogado/Sede da OAB/Seccional de Alagoas (Praça Bráulio Cavalcante, 60, Centro/Maceió), às 19hh30. Toda a renda, segundo o autor, será doada à instituição Casa do Pobre.