Curso em Propriedade Intelectual, Especialização em Direitos Humanos e mais. Confira!


01/03/2011 09h25 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07

Curso em Propriedade Intelectual

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) promovem o Curso de Capacitação em Propriedade Intelectual – Intermediário entre os dias 14 e 18 de março. As inscrições já estão abertas e se estendem até esta quinta-feira, 3 de março. Para fazer a inscrição o candidato deve acessar o site e clicar no lado esquerdo da página onde tem “curso intermediário”.

Especialização em Educação em Direitos Humanos

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) publicou no site o resultado final do processo seletivo para o curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade, referente ao Edital nº 06/2010. Todos os candidatos classificados devem comparecer entre os dias 23 de fevereiro e 4 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Propep, localizada no prédio da Reitoria, no Campus Maceió, para fazer a matrícula institucional. As aulas terão início no dia 14 de março, sendo o curso gerido pela Plataforma Moodle. A lista com os nomes dos candidatos, em ordem de classificação, está disponível no site. Leia mais.

Bolsas de extensão no Neab

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) está com inscrições para duas bolsas de extensão. As inscrições podem ser feitas diretamente no Núcleo ou através do telefone (82) 3336-3885. A seleção será feita no final de março, após entrevista. Os interessados devem apresentar o histórico escolar.

Grupo Coimbra Europeu oferece bolsas de intercâmbio a professores

O Programa de Bolsas para Jovens Professores e Investigadores de Universidades da América Latina do Grupo Coimbra Europeu está com inscrições abertas para a edição 2011 até o dia 15 de março. Esse Programa foi lançado pela primeira vez em janeiro de 2004. A iniciativa visa favorecer a mobilidade e o intercâmbio acadêmico entre as duas regiões. Os interessados devem ler cuidadosamente os documentos disponíveis no site, antes de realizar sua candidatura online no mesmo site.

Sorriso de Plantão inscreve universitários

O projeto Sorriso de Plantão está com inscrições abertas até o dia 18 de março, para universitários de todas as áreas, das diversas faculdades e universidades de Alagoas. O objetivo do projeto, coordenado pelo professor Cláudio Fernando Rodrigues Soriano, é capacitar estudantes universitários para atuarem como palhaços-doutores e colaboradores nas enfermarias do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, o HU, e do Hospital Geral do Estado, o HGE. Leia mais.

I Encontro Nacional de Tutores

A Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância (Anated) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio de sua Faculdade de Educação, promovem no dia 21 de março, em Campinas-SP, o I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância, com transmissão ao vivo pela internet. Os interessados já podem fazer a inscrição para assistir no local ou por meio da internet. O evento traz como tema "Tutoria: o braço forte das instituições; o porto seguro dos alunos". Leia mais.

Edufal seleciona títulos para a Bienal 2011

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) publicou edital para inscrições visando à seleção de títulos a serem lançados na Bienal Internacional do Livro do próximo ano. 50 títulos, divididos entre unidades acadêmicas do Campus Maceió e dos Campi do interior serão selecionados para financiamento pela Ufal. A V Bienal será realizada em outubro de 2011. A data limite para envio de propostas externas, para a concorrência geral é o dia 8 de abril. Leia mais.

Ações afirmativas

O tema da edição especial da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, a Rbep, que será lançada no final de 2011, será ações afirmativas. Interessados em publicar artigos sobre esse assunto devem encaminhar o material até o dia 20 de abril, para fins de análise. Os estudos deverão abordar questões em torno de políticas afirmativas como cotas para negros, cotas para egressos de escola pública e abertura de novos campi em bairros onde se concentram camadas sociais mais baixas. Interessados em colaborar, ou simplesmente receber novidades da revista, devem se cadastrar na página da revista na internet ou solicitar informações através do e-mail editoria.rbep@inep.gov.br. Leia mais.

Revista Iberoamericana de Turismo

Está aberta a recepção de submissões para publicação do 1º número da Revista Iberoamericana de Turismo. A Revista é uma iniciativa da Ufal e da Universitat de Girona (España), que nasce do convênio de cooperação internacional de pesquisa e desenvolvimento em Turismo entre estas universidades, com o apoio da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo. A grafia do título da revista, dessa forma, atende à língua espanhola. O cadastramento no sistema é essencial para o processo de submissão! De acordo com o comitê editorial, as submissões devem ser feitas até 31 de março.