03

Fique atento: inscrições abertas para cursos de capacitação e informes Dap

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) está com mais um período de inscrições abertas para os cursos de capacitação e aperfeiçoamento para servidores técnico-administrativos. Este ano, além dos cursos regulares, a Pró-reitoria também está disponibilizando cursos modulares. Confira a novidade!

Edufal seleciona títulos para a Bienal 2011

A Editora recebe, até o dia 8 de abril, as propostas para submissão de títulos da comunidade em geral. O prazo para as unidades acadêmicas da Universidade foi encerrado no dia 18 de fevereiro.

Ufal integra rede nacional para o enfrentamento do crack e outras drogas

A Ufal é uma das Instituições de Ensino Superior que vão receber um Centro Regional de Referência em Crack e outras Drogas. Serão 49 em todo o país. O programa foi lançado no dia 17 de fevereiro, em Brasília, pela presidenta Dilma Rousseff, em solenidade que contou com a participação das universidades e do ministro da Educação, Fernando Haddad. A Ufal foi representada pela coordenadora de Política Estudantil da Proest, Ruth Vasconcelos e pela professora da Esenfar, Jorgina Sales.

Cientistas do IQB desenvolvem reações químicas de olho na economia

Pode soar estranho, mas é justamente nos momentos de crises econômicas que as maiores inovações são produzidas no mundo científico. O desenvolvimento do biodiesel é um dos maiores exemplos disso: foram nas crises do petróleo que diversos pesquisadores começaram a pensar numa alternativa de combustível para as nossas necessidades.

Educação a Distância: a força de um exemplo

Desde que começou a ser implantada nas universidades oficialmente, a partir Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a modalidade de educação a distância gerou polêmicas, foi tema de muitos debates e reflexões e enfrentou algumas barreiras. Mas o crescimento da EaD é considerável. De acordo com levantamento realizado pelo Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (Educacenso/Inep), de 2003 a 2006, o número de cursos de graduação à distância passou de 52 para 349, um aumento de 571%.

Computação integra rede de pesquisa para projetar cidades “inteligentes”

O Instituto de Computação aprovou projetos para participar de uma rede de pesquisa que vai reunir 21 universidades brasileiras para desenvolver novas tecnologias para as cidades. O projeto será coordenado pela UFPR e UFSC e terá a Ufal como uma das instituições parceiras. A Ufal deve receber em torno de duzentos mil reais para o projeto específico, com foco no controle de tráfego.

Parabéns a todas as mulheres da comunidade acadêmica

Este ano, o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, cai em pleno carnaval. A Ufal vai estar em recesso, mas nem por isso vamos deixar de comemorar e de homenagear a grande força feminina que movimenta os campi da Universidade Federal de Alagoas. Para começar, as mulheres são mesmo a maioria, tanto entre os estudantes quanto entre os servidores.

Caminhada pela Paz, Concurso do Hino Oficial, estágios.Confira!

O Núcleo de Esportes está com inscrições abertas para alunos novatos até o dia 18 de março. As inscrições devem ser feitas na secretaria do curso de Educação Física, nos três turnos. As atividades terão início no dia 21 de março com diversas modalidades, como judô, basquete, vôlei, futsal etc.