Universidade pública cresce entre maiores

Das oito públicas presentes na lista das 20 com mais alunos do país, seis ganharam posições entre 2008 e 2009. Enquanto a rede particular perdeu mais de 40 mil matrículas em um ano, o sistema ganhou cerca de 78 mil

Fragmentos de uma história de meio século

A Universidade Federal de Alagoas comemora 50 anos - tempo em que assistiu a uma série de momentos históricos e transformações sociais, econômicas e culturais. Muitas dessas lembranças ainda estão bem vivas na memória de alguns personagens do passado e do presente, que acompanharam parte da história da instituição. Relatos que, agora, o Caderno Dois de O JORNAL compartilha com você, leitor.

Frevo e otimismo animam o início da Universidade Aberta à Terceira Idade

Oportunidade de aprendizado, renovar e repassar conhecimento, além de ampliar o convívio social foram pontos destacados por Edith Helcies Farias de Albuquerque, Zenilde Alice dos Santos Lima e Abrão Lino Costa, participantes do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), que teve aula inaugural na segunda-feira,14 de fevereiro. O Programa tem a coordenação da professora Leonéa Santiago, do Curso de Educação Física, e está com inscrições abertas até o dia 14 de março, ofertando 300 vagas.

Pesquisa: própolis vermelha pode ser aliada no tratamento da Aids

O Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Controle de Qualidade dos Medicamentos, da Escola de Enfermagem e Farmácia, coordenado pelo professor Ticiano Gomes, está investigando as propriedades farmacológicas da própolis vermelha, encontrada no litoral alagoano. Já existem estudos em Cuba que comprovam que os flavonóides desta substância são antirretrovirais, ou seja, inibem o crescimento do vírus da Aids.

Pesquisa: pediatra defende melhoria do atendimento no SUS

A pediatra Mércia Lamenha apresentou recentemente a tese de doutorado, na Universidade Federal de São Paulo, sobre os fatores de risco para asma em lactentes. A médica acompanhou 1777 bebês, nos três primeiros anos de vida, em vários bairros de Maceió, entre 2008 a 2010. A pesquisa teve orientação do professor Dirceu Solé, da Unifesp, e contou com a colaboração do professor Francisco Passos, do Núcleo de Doenças Respiratórias da Faculdade de Medicina da Ufal.

Programa Casa de Cultura no Campus divulga selecionados

O Programa Casa de Cultura no Campus divulgou a lista dos candidatos selecionados para os cursos básicos de inglês, espanhol e português. Confira a lista anexa. As aulas terão início no dia 2 de março, para as turmas de língua inglesa; e no dia 3 de março para os cursos de língua espanhola e portuguesa.

Professor de Direito recebe Medalha Pontes de Miranda

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRT-5), desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, conduziu, na quarta-feira, 23, a solenidade de entrega Medalha do Mérito Pontes de Miranda, no grau de Grande Colar de Alta Distinção, aos professores doutores Gabriel Ivo e Paulo Américo Maia de Vasconcelos.