Novos professores trazem entusiasmo e muitos projetos para os três Campi

Durante as atividades do Programa de Inserção de Novos Servidores (Pins), realizada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10 de fevereiro, 105 novos servidores da Ufal buscam compreender a dinâmica da instituição e do Estado onde ela está inserida. O encontro foi aberto com as presenças da reitora, Ana Dayse Dorea, do vice-reitor Eurico Lôbo, da Pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Silvia Cardeal, do Pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, e da representante do Sintufal, Laudicéia Cândido.

Feras 2011 são recebidos ao som de frevo

Nesta segunda-feira, 14, os feras dos Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão serão recepcionados com muito entusiasmo na Aula Inaugural e com uma vasta programação durante toda a semana, que inclui palestras, minicursos, trote solidário com doação de sangue e arrecadação de alimentos não-perecíveis para as vítimas das enchentes.

Universidade Aberta à Terceira Idade realiza aula inaugural

Em uma parceria entre a Pró-reitoria de Extensão (Proex), a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e a Associação Nacional de Gerontologia (secção Alagoas), o Programa Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), da Universidade Federal de Alagoas, entra em pleno funcionamento a partir desta segunda-feira, 21, às 10h, no auditório do Espaço Cultural, localizado em frente à Praça Visconde de Sinimbú – Centro.

Pesquisa: IQB trabalha com plásticos condutores de eletricidade

Apesar de descoberto desde a década de 50, a ideia de associar as propriedades elétricas dos metais às propriedades mecânicas dos polímeros só veio a ser desenvolvida de forma mais intensa a partir do final da década de 70, quando os pesquisadores Shirakawa, Heeger e Mac Diarmid descobriram que alguns polímeros seriam capazes de conduzir eletricidade. E é justamente na condução de eletricidade através do plástico que um grupo de pesquisadores da Ufal vem trabalhando.

Anvisa alerta sobre o uso irracional de medicamentos

Professores da Faculdade de Medicina participaram nesta quinta-feira, 10, de um debate com Patrícia Toledo, coordenadora de Vigilância em Serviços Sentinela da Anvisa. O objetivo dessa conversa e de outras sensibilizações que ainda vão acontecer é divulgar as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o uso racional de medicamentos.

Universidades querem manter investimentos em infraestrutura para pesquisa

Na abertura do II Workshop CT-Infra, que reúne representantes das universidades federais das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, os discursos tiveram uma só direção: a importância de reforçar os investimentos na infraestrutura de pesquisa, para consolidar o salto de qualidade alcançado pelas instituições nos anos. O Workshop foi realizado de 15 a 18 de fevereiro, no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), no Campus Maceió.

Homenagens e frevo marcam recepção aos feras 2011

O Bloco “Ufal 50 Anos” animou os feras 2011 na aula inaugural proferida pelo professor Cícero Péricles na noite desta segunda-feira, 14, no Ginásio Poliesportivo. A solenidade presidida pela reitora Ana Dayse Dorea fez uma homenagem especial aos primeiros colocados de todos os cursos e aos três primeiros lugares das três áreas: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Exatas.