Unidade de Viçosa realiza curso de extensão em medicina de equídeos

01/02/2011 10h04 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
O curso de extensão foi realizado durante o período de férias

Foi realizado entre os dias 4 e 28 de Janeiro o I Curso de Extensão Teórico Prático em Manejo e Medicina de Equídeos para alunos de Medicina Veterinária da Ufal, na Unidade de Ensino de Viçosa. O curso teve duração de 120 horas e contemplou 12 alunos inscritos com aulas teóricas e práticas. O evento teve como objetivo trazer o aluno para a rotina da medicina equina, maximizando o aprendizado.

A organização do evento foi do Grupo de Pesquisa em Equídeos da Ufal (Grupequi) e do Projeto de Extensão Carroceiro Vet Legal, que realizou atividades para a comunidade de Viçosa no último dia 26. Os alunos discutiram vários temas, entre eles nutrição, manejo, clínica, cirurgia e radiologia.

Segundo o coordenador Pierre Barnabé Escodro, o curso segue modelo já executado pelo professor em Hospital Veterinário do Estado de São Paulo, que recebia alunos de todo o país. "O curso ou estágio educacional, como chamávamos, é de alto aproveitamento no aprendizado, visto que os alunos têm aula pela manhã e executam as práticas no período da tarde, além de passar-lhes as responsabilidades como internamento, alimentação e limpeza dos animais. Vale a pena deixar as férias de lado e acompanhar esta evolução dos alunos. É gratificante”, diz.

Para que o curso pudesse ser realizado, os organizadores contaram com o apoio da Guabi Nutrição Animal, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e Pró-reitoria de Extensão (Proex), bolsistas Pibip-Ação, Pibit e Permanência, Haras Santana, Hípica de Maceió, professores do curso de Medicina Veterinária, o biblioteconomista de Viçosa Jorge, os médicos veterinários Elvan Santos Nascimento, Alexandre Calheiros, Juliano Sarmento Macedo e Luzilene Souza.