Professores tiram dúvidas sobre o Sistema Acadêmico

Faltando poucos dias para o início do ano letivo 2011, os professores do Curso de Medicina convidaram o diretor do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), José Geraldo Ribeiro, para esclarecer algumas dúvidas sobre o SIE WEB Acadêmico. O sistema substitui as antigas cadernetas e diários de classe e possibilita ao aluno conhecer o plano de curso da disciplina e acompanhar os conteúdos ministrados em cada aula.

10/02/2011 09h22 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h09
Prof. José Geraldo esclarece o Sie Web Acadêmico

Lenilda Luna - jornalista

“Tentamos adaptar este sistema para ser facilmente acessado pelos usuários, de acordo com as necessidades de cada unidade, mas seguindo um padrão, já que é uma ferramenta utilizada por toda a universidade”, explicou José Geraldo.

O diretor também salientou que o Sistema segue as orientações do regimento interno da Ufal, que orienta, por exemplo, aos professores, divulgarem o plano de curso no início das aulas. “Fomos implantando o sistema por etapas e fazendo as adequações. Em 2004, havia apenas a digitação das notas, mas em 2006, já começamos a eliminar o diário de classe de papel, para implantar o eletrônico”, lembrou o diretor do NTI.

Segundo José Geraldo, em 2010 houve uma migração do Banco de Dados utilizado pelo sistema, com a perspectiva de integrar os dados acadêmicos e administrativos, mas permitindo que as informações sobre as aulas pudessem ser acessadas de qualquer computador. Esta migração causou certas dificuldades na matrícula do ano passado, que foram superadas este ano.

Para acessar o Sie Web Acadêmico, basta localizar o link do lado esquerdo do site da Ufal. No primeiro acesso, o professor usa como login o CPF e a senha são os seis primeiros números do CPF. É recomendado alterar a senha lobo no primeiro acesso. Qualquer problema para criar nova senha, deve ser informado ao NTI, de preferência pessoalmente, para evitar riscos de transmitir informações pessoais por telefone.

José Geraldo ressaltou que a atualização diária dos dados, como presença dos alunos, conteúdos ministrados em cada aula e outras informações, permitem ao aluno buscar os conteúdos que ele perdeu em caso de ausência, monitorar a quantidade de faltas para não se prejudicar no curso, e outros procedimentos que são importantes para a vida acadêmica.

No dia 14, todos os dados sobre cada disciplina e a quantidade de alunos matriculados, já podem ser acessados pelo professor e as atas para a chamada pode ser impressas e assinadas pelo aluno, para comprovação da presença. Mas José Geraldo não recomenda a impressão de mais de uma cópia por dia. “No primeiro mês, a lista de alunos pode sofrer alterações, em função de desistências e segunda chamada”, alertou o diretor.

Outra orientação importante, para professores e alunos: no caso de algum estudante não ter o nome incluso na listagem da turma, é preciso se dirigir à coordenação do curso e ao DRCA para verificar o problema. Alunos não inclusos no sistema não podem participar de avaliações e receber notas.

Qualquer dúvida de alunos e professores sobre o Sistema Acadêmico, pode ser esclarecida pelo telefone 3214-1013 ou diretamente no NTI, que funciona no primeiro andar do prédio da Reitoria, no Campus Maceió.