Estudante fala da emoção do primeiro trote em Santana do Ipanema

03/02/2011 09h23 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Divulgação dos aprovados na Unidade de Ensino de Santana

A Universidade Federal de Alagoas ofertou 5.913 vagas através do PSS 2011, 640 delas foram distribuídas entre os oito cursos do Campus do Sertão, sendo seis deles em Delmiro Gouveia e dois em Santana do Ipanema. O resultou, divulgado no dia 21, emocionou vários feras. Para os feras do Campus do Sertão, a festa teve um saber especial, já que a interiorização permitiu que eles disputassem a vaga para a universidade na própria região onde vivem.

Waléria Geovanna da Silva, aluna do curso de Ciências Econômicas do Campus do Sertão, falou da emoção vivida pelos que participaram do primeiro trote universitário da Unidade de Ensino de Santana do Ipanema.

“Sabe-se que é tradição recepcionarmos os novatos das universidades, que nomeamos como ‘calouros’ e por aqui não foi diferente. No dia 21 de janeiro, na praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, às 17h, foi realizado o primeiro trote universitário, onde foi divulgada a lista dos aprovados com muita festa e alegria. Para os jovens carentes do sertão, isto é uma novidade e de grande importância ter a Ufal em nossa região, onde não havia oportunidades dos mesmos, cursarem uma faculdade, pois, era necessário deslocarem-se para outras cidades e isto tinha um custo alto, e nem todos tinham condições”, ressaltou a estudante.

A estudante relata ainda que, além de muita alegria e emoção, houve também o trote solidário. “Os alunos veteranos, juntamente com os calouros, saíram às ruas da cidade pedindo roupas e alimentos, para doarem no bairro Floresta, um bairro carente onde será construído o prédio da Unidade da Ufal aqui. Foi muito gratificante para todos nós alunos”, disse Waléria da Silva.

Os feras Weverton Pabblo e Danessa Rafaella, que passaram para o curso de Ciências Econômicas, disseram também estar muito emocionados com o resultado e muito ansiosos para começarem as aulas e terem seu primeiro contato com um curso superior, o que abre inúmeras oportunidades para suas vidas profissionais.

“Portanto em cada semblante dos feras, percebia-se a imensa felicidade e  emoção, porque é muitíssimo importante estarmos em uma universidade, principalmente em uma federal ”, concluiu a estudante de Ciências Econômicas.