Dia Mundial da Internet Segura é comemorado em 8 de fevereiro


07/02/2011 10h04 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h09

A internet segura é uma ferramenta de combate à disseminação de violações de direitos da criança e do adolescente, sobretudo a pornografia infantil e a exploração sexual de meninos e meninas.

O Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day), que este ano será comemorado no dia 8 de fevereiro terá como tema "Estar online é mais que um jogo. É sua vida". A iniciativa mobiliza 65 países de todo o mundo para promover o uso seguro da Internet. A ideia é proveniente da INSAFE, uma rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países da União Européia. Nesta edição, o Dia Mundial da Internet Segura mobiliza 65 países, que na semana de 08 de fevereiro estarão unidos para promover a segurança na rede.

As ações em alusão à data contarão com a parceria de escolas, veículos de comunicação e governos no que diz respeito à realização de oficinas, debates, chats, concursos, cartilhas, matérias de conscientização, e demais atividades relacionadas ao Dia da Internet Segura. As atividades para 2011 estão sendo montadas de forma educativa conforme se estabelecem as parcerias. No Brasil, a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil, do Ministério Público e do Comitê Gestor da Internet.

Safernet Brasil é uma associação com atuação nacional, fundada em 2005 por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito. Entre outras ações, a entidade criou a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, que oferece o serviço de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento on-line de denúncias anônimas sobre qualquer crime ou violação aos Direitos Humanos praticado na internet.