Conquistas levam estudantes a antecipar colação de grau

01/02/2011 10h54 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Rafael Cavalcante foi aprovado em concurso público, mas preferiu fazer o Mestrado

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

A urgência em tomar posse de cargo em concurso público e iniciar as aulas no Mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) levou dois graduandos em Física a adiantar a colação de grau e receber na quinta-feira, 27 de janeiro, das mãos do vice-reitor Eurico Lôbo, os seus diplomas.

Rafael Cavalcante cursou a graduação no Campus Arapiraca e é o terceiro a se formar no curso de Física, desde a fundação do Campus. Segundo o recém-formado, sua história não foi tão fácil até chegar à universidade: ele começou a trabalhar com 12 anos, já vendeu pastéis na feira para garantir o sustento da casa e também trabalhou como segurança noturno. Para surpresa de sua família e amigos, Rafael Cavalcante foi aprovado em primeiro lugar no vestibular. “Mesmo sendo estudante de escola pública e morando no interior, passei num curso difícil e que não tive muita base sobre o assunto”, afirma Rafael.

Durante a graduação, o estudante teve a oportunidade de se integrar ainda mais ao curso através dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação à Docência (Pibid), orientados, respectivamente, pelos professores Samuel Albuquerque e Gustavo Camelo, nos quais participou por dois anos como integrante e colaborador. Recentemente, Rafael Cavalcante foi aprovado no concurso da Eletrobrás, mas vai abrir mão para cursar o mestrado na UFPE, pois pretende seguir carreira acadêmica.

Humberto Ferreira, que cursou Física no Campus Maceió, foi o outro aluno a colar grau antecipadamente. Ele não passou pelos mesmos problemas de Rafael e nem estudou em escola pública, mas diz que aprendeu uma grande lição. “Meus professores me ensinaram que não existe o ‘eu estou formado’, pois a formação é algo contínuo, que devemos estar buscando sempre; o que ocorre neste momento é a conclusão de uma fase”, assegura Humberto Ferreira.