Ufal aprova Mestrado Profissional em Matemática à distância

- Atualizado em

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi umas das 54 Universidades contempladas com vagas para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). No primeiro ano serão disponibilizadas 20 vagas na Ufal, através da alocação dos cursos em polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Conforme o regimento, o Mestrado Profissional em Matemática tem como objetivo proporcionar formação matemática relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de disciplina. Trata-se de um curso semipresencial com oferta nacional, conduzindo ao título de Mestre em Matemática.

O curso é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e integrado por Instituições de Ensino Superior, associadas em uma Rede Nacional no âmbito do Sistema UAB. O PROFMAT prevê 1320 horas de atividades didáticas, correspondentes a 88 créditos, entre disciplinas obrigatórias, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso, e disciplinas eletivas.

As disciplinas nos períodos de Verão, que acontecem durante os meses de janeiro e fevereiro de cada ano, são ministradas em regime presencial. Estas disciplinas têm duração de 12 semanas ao todo e as demais disciplinas podem ser presenciais ou semipresenciais, conforme as necessidades de cada instituição associada.

As atividades à distância podem ser realizadas pelo discente nos polos de atendimento ou na sua própria residência, com o apoio de sua Instituição e de material didático elaborado e distribuído gratuitamente pela Comissão Acadêmica Nacional, inclusive por meio de uma plataforma "moodle" na internet.

Acesso ao mestrado

A admissão de discentes no PROFMAT e a distribuição de bolsas de estudos se darão por meio de um Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de conteúdo matemático previamente definido e divulgado. O exame será realizado pelo menos uma vez por ano, ao mesmo tempo, nas Instituições Associadas.

Podem matricular-se no PROFMAT diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação, em qualquer área que atendam as exigências das Instituições Associadas para entrada na pós-graduação e que sejam aprovados no Exame Nacional de Acesso. Os alunos aprovados, que sejam professores em exercício em sala de aula das redes públicas de ensino, podem ser contemplados com bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Anamelea Campos, responsável pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied),  disse que o projeto da Ufal deve ser adaptado pelo IM aos trâmites do PROFMAT para que então seja lançado edital de seleção na Ufal. Além do PROFMAT, a pós-graduação do IM já conta com quatro linhas de pesquisa no Mestrado e Doutorado acadêmico da Ufal e o Doutorado associado com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).