Inscrições abertas para Revalidação de Diplomas até esta quinta-feira

- Atualizado em

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) torna público que estão abertas até esta quinta-feira, 9 de dezembro, as inscrições para Revalidação de Diplomas de Graduação expedidos por estabelecimentos de nível superior.

De acordo com o Edital nº088/2010, poderão ser revalidados os diplomas de graduação que correspondam ao currículo, aos títulos ou habilitações conferidas pela Ufal, ou aqueles títulos em áreas congêneres, similares ou afins aos por ela ofertados. Vale ressaltar que não serão ofertadas vagas para o curso de Medicina em função da adesão da Universidade Federal de Alagoas ao Projeto Piloto de Revalidação do Governo Federal.

A inscrição, limitada a vinte processos por curso, será feita exclusivamente via Internet e será feita em duas etapas: o candidato deverá acessar o endereço eletrônico, das 8h do dia 6 de dezembro às 22h do dia 9 de dezembro (horário local) e preencher o formulário eletrônico de inscrição. A seguir deverá imprimir o seu comprovante de inscrição. Somente os 20 processos selecionados, os quais serão relacionados em uma lista de inscritos a ser publicada no dia 15 de dezembro na Internet no endereço, deverão apresentar toda a documentação devidamente encadernada ao DRCA, localizado no prédio da Reitoria do Campus Maceió, para a formalização e entrada do processo de revalidação no Protocolo Geral da Universidade, de acordo com a orientação contida no comprovante de inscrição.

Sendo assim, a documentação necessária será o requerimento conforme modelo oficial existente no DRCA; comprovante de inscrição realizada via Internet; diploma do Curso de Graduação; histórico escolar completo do candidato, fornecido pela Instituição de Ensino Superior – IES de origem, discriminado por semestre ou ano letivo, contendo coeficiente de rendimento e resultado obtido em cada disciplina cursada e ainda menções, ementas, créditos e/ou carga horária do curso; documento da IES de origem contendo a descrição das atividades práticas, com definição dos locais de realização e o sistema de avaliação; documento contendo ano de realização e os resultados obtidos no processo seletivo de admissão a IES de origem; programa detalhado de todas as disciplinas cursadas; descrição do processo de apuração do rendimento escolar utilizado na IES de origem; comprovante do reconhecimento do Curso e do credenciamento da IES de origem, junto ao Estado Nacional de que se trate;  certificado de conclusão do curso médio ou equivalente; certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (CELPE-BRAS), exceto para os naturais de países cuja língua oficial seja o Português; declaração de próprio punho, com firma reconhecida em cartório, comprovando a residência e o domicílio brasileiro, conforme modelo disponível na Internet; cópia autenticada em cartório da carteira permanente de estrangeiro, ou comprovante de regularidade de permanência no país emitido pela Polícia Federal, nos termos da Lei nº. 6.815/80 ( Visto Temporário ou Permanente); cópia autenticada em cartório da carteira de identidade, do CPF e de regularidade junto à Justiça Eleitoral, se brasileiro; comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais), por meio de guia própria, disponível na Internet; e, por fim, cópia autenticada do Diploma original.

O DRCA divulgará por meio de Edital, afixado no quadro de avisos, o resultado final da seleção no dia 20 de maio de 2011.