GrOW é destaque em evento nacional de informática na educação

- Atualizado em
Ig Ibert Bittencourt ficou em 1º lugar com sua tese de doutorado | nothing
Ig Ibert Bittencourt ficou em 1º lugar com sua tese de doutorado

O Grupo de Pesquisa GrOW (Grupo de Otimização da Web), vinculado ao Instituto de Computação (IC) da Ufal, obteve excelente resultado no Concurso Nacional de Teses, Dissertações e TCCs na área de Informática na Educação (CTD-IE).  Trabalhos produzidos pelo grupo foram apresentados no Simpósio Brasileiro da área, que este ano foi realizado entre os dias 23 e 26 de novembro, na cidade de João Pessoa.

Seis trabalhos dos colaboradores foram aprovados, sendo cinco TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) e uma tese de doutorado. "É importante frisar que para cada categoria são selecionados apenas seis trabalhos de todo o país. O GrOW submeteu sete trabalhos, dos quais seis foram aprovados. Para mim foi uma agradável surpresa saber que tivemos tantos trabalhos aprovados para a final do concurso",  ressaltou Ig Ibert Bittencourt, um dos líderes do GrOW e vice-diretor do Instituto de Computação.

Do total de trabalhos, quatro obtiveram boa colocação ao final do evento: na categoria TCC, Douglas Véras e Silva ficou com a primeira colocação, com o trabalho “Uma Solução para Aplicações em T-Learning Integradas com um Plataforma Educacional Web”; Marlos Tacio da Silva ficou em segundo lugar, com o trabalho “Geração Semi-automática de Redes de Petri Baseada em Agentes e Ontologias”; e Lucas Monteiro Braz, apresentando “Um Mecanismo para a Descoberta Automática de Ambientes Educacionais”, ficou com a terceira colocação. A tese de doutorado de Ig Ibert Bittencourt, intitulada “Modelos e Ferramentas para a Construção de Sistemas Educacionais Adaptativos e Semânticos”, ficou com a primeira posição em sua categoria.

Para a direção do IC, o resultado positivo demonstra a qualidade e eficiência dos trabalhos desenvolvidos, bem como a importância dada ao desenvolvimento de soluções inovadoras que possam ser aplicadas em âmbito social. Com esse intuito, o grupo tem como um viés de pesquisa a área de desenvolvimento de ferramentas para a educação.

O GrOW, em parceria com o LaxOS, conta com a participação de doutores, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica, e desenvolve trabalhos voltados para a nova geração dos ambientes de Educação a Distância (EaD). “O grupo já tem pleno reconhecimento nacional e internacional das comunidades de EaD e de Informática na Educação. Membros do grupo ganharam prêmios em eventos importantes, organizaram workshops e já ministraram cursos em encontros científicos destas áreas”, informou o professor Evandro de Barros Costa, integrante do GrOW e diretor do Instituto de Computação.