Estudante de Educação Física representa o Estado em evento nacional

Dayse Medeiros participa do Programa Segundo Tempo desde 2008 | nothing
Dayse Medeiros participa do Programa Segundo Tempo desde 2008

William Correia – estudante de Jornalismo

Uma aluna do curso de Licenciatura em Educação Física representou Alagoas no Encontro Anual das Equipes Colaboradoras do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, que foi realizado em São Paulo, nos dias 9 e 10 de dezembro. Dayse Cassia Alves Medeiros foi selecionada por causa da realização de atividades de extensão com crianças e adolescentes de comunidades de Maceió.

O Programa Segundo Tempo prevê a realização de atividades com crianças e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social, na intenção de promover o seu desenvolvimento integral como formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Para este evento, um representante de projeto de cada estado é selecionado.

Na Ufal, as atividades envolvem 180 jovens com idade entre 7 e 17 anos, por meio da prática de esportes coletivos e individuais e atividades pedagógicas. “É importante o papel do esporte como facilitador deste processo de inclusão e, pode-se dizer, melhoramento social”, afirma a estudante, que conta com a ajuda de dois bolsistas e dois professores neste projeto.

Dayse afirma ter afinidade com esse tipo de atividade desde o ano de 2007, quando foi voluntária em ações parecidas. Em 2008, começou como monitora no projeto da Ufal, onde diz poder contar com a ajuda de uma boa estrutura física e de profissionais qualificados. “A universidade oferece o que eu preciso para por em prática as atividades com as crianças; aqui, eu tenho o espaço físico e a experiência dos professores do meu curso”, garante a estudante, que também está preparando um artigo sobre o desenvolvimento do projeto.

As atividades acontecem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, com horários entre 7h30 e 11h30, e 13h30 e 17h30. Quem tiver interesse em participar do projeto poderá entrar em contato com a coordenação do curso, no prédio de Educação física do Campus A. C. Simões, em Maceió.

Apresentação no evento

O Encontro das Equipes Colaboradoras do Programa Segundo Tempo tem o objetivo de avaliar o processo pedagógico e administrativo dos projetos, baseando-se na execução e atuação das equipes colaboradoras para promover o debate sobre a proposta pedagógica do Programa para o próximo ano. A estudante da Ufal proferiu palestra com o tema “A proposta pedagógica do PST na visão dos educadores”.