Seminário avalia trabalhos do Pibiti

Silvia Uchoa expõe dados do Pibit na Ufal | nothing
Silvia Uchoa expõe dados do Pibit na Ufal

William Correia – estudante de Jornalismo

Na terça-feira, 23, avaliadores do CNPq assistiram apresentações de trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e de Inovação (Pibiti) da Ufal.  O III Seminário de Avaliação do Pibit, que faz parte da metodologia do Programa, analisou trabalhos desenvolvidos no período 2009-2010 e aconteceu no auditório do IGDEMA (Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente), no Campus Maceió.

Diferentes do Pibic, que envolve trabalhos de iniciação cientifica, os trabalhos do Pibiti são voltados à implantação de idéias inovadoras para áreas de tecnologia. Estes são apresentados pelos bolsistas com o auxílio de seus orientadores, e são acompanhados pelos professores do Comitê Externo responsável pelas avaliações, Gesil Sampaio Amarante e Marcio Henrique dos Santos, e pela coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal, Silvia Uchôa.

Atualmente, segundo dados apresentados na abertura do encontro por Silvia Uchôa, a Ufal conta com um número de 36 projetos de inovação tecnológica em grande parte das unidades acadêmicas. Na avaliação que está em andamento, do período 2009-2010, em torno de 30 projetos serão apresentados e avaliados. “Esta avaliação permite à universidade maior concessão de bolsas e a garantia de novos direcionamentos para a pesquisa tecnológica”, destaca Silvia.

Para a coordenadora de pesquisas, a maior dificuldade que estes estudantes encontram é no sentido de gerar produtos com possibilidade de proteção e comercialização visando patentear a sua idéia. Ela garante que a universidade ajuda ao bolsista neste caminho. Em 2010, três patentes foram depositadas e outras três estão previstas.

Participante do Comitê Externo de Avaliação, Geisil Amarante garante que programas de iniciação tecnológica são de grande ajuda para o desenvolvimento do ambiente em que estiverem inseridas. “Nós podemos utilizar as possibilidades que a universidade oferece para  geração e aprimoramento de empresas”, exemplifica.