Prédio do ICBS será tombado

Assinatura do Decreto do Tombamento Estadual acontece às 14h, no Gabinete da Reitora

- Atualizado em
Foto: Adailson Calheiros | nothing
Foto: Adailson Calheiros

Valéria Guimarães – Agência Alagoas

O vice-governador em exercício José Wanderley Neto assina, nesta quinta-feira (11), às 14h30, no Sala dos Órgãos Colegiados da Ufal, o decreto de tombamento estadual do prédio da antiga Faculdade de Medicina de Alagoas e da Praça Afrânio Jorge, no Prado.

O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, determinou o encaminhamento da proposta feita pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) após o parecer técnico do Pró-Memória. O prédio, a partir da assinatura, será tombado e integrado ao patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado, sendo também inscrito no livro de Tombo de Edifícios e Monumentos Isolados, de acordo com a Lei nº 4.741, de dezembro de 1985.

“O tombamento deste prédio de relevância histórica e arquitetônica é de fundamental importância para acessar recursos do Ministério da Cultura (Minc), visando a sua restauração e para a instalação do Memorial da Ufal” ressalta Osvaldo Viégas.

Inicialmente, a edificação abrigou o Quartel do 33° Batalhão de Caçadores, que depois passou a ser o Quartel do Exército. A partir de 1951, foi instalada a Faculdade de Medicina de Alagoas, e, posteriormente, o Centro de Ciências Biológicas (CCBI), que atualmente passou a ser denominado como Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

Sobre o processo de tombamento estadual, a arquiteta e diretora do Pró-Memória, Adriana Guimarães, destaca que o prédio tem não só importância arquitetônica, mas também científica e cultural. “A relação que a sociedade tem com este lugar é latente”, afirma.

A iniciativa garante a preservação e a valorização da cultura de Alagoas e reforça a necessidade do reconhecimento, por parte da sociedade, de seus exemplares do patrimônio arquitetônico e cultural.