Mais de 2500 candidatos na pós-graduação em Direitos Humanos e Diversidade

- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

Cerca de 2500 pessoas se inscreveram para a Pós-graduação Lato Sensu de Educação em Direitos Humanos e Diversidade, na modalidade semi-presencial . Os inscritos, distribuídos entre os Polos Maceió, Maragogi e Santana do Ipanema, deverão passar por um processo seletivo de mais duas etapas: no dia 5 de dezembro ocorrem as provas de caráter eliminatório nas três cidades, e na etapa seguinte os classificados terão seus currículos analisados.

Os candidatos irão concorrer as 210 vagas distribuídas de forma igualitária entre os três polos. A maior concorrência está no Polo Maceió, onde mais de 1800 candidatos irão concorrer as 70 vagas. Em Santana do Ipanema são cerca de 500 candidatos e em Maragogi são 125 inscritos.

Segundo Mara Rejane, coordenadora do curso, esses candidatos vem de diversos estados do país.  “Existe um grande número de docentes da rede pública de ensino, não só dos municípios alagoanos e da rede estadual. Os candidatos são servidores de outros Estados do país, como São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul”, ressalta a coordenadora.

Como o curso é interdisciplinar, o perfil dos candidatos não ficou restrito a apenas uma área de graduação e a formação dos alunos também foi bem diversa. “Temos candidatos de cursos de Educação Física, Direito, Letras, Geografia, Jornalismo, Pedagogia e Serviço Social, mas em sua grande parte, eles são professores, já que 49 vagas de cada polo são destinadas a esta categoria”, acrescenta Mara.

A grande porcentagem de vagas destinadas para professores da rede pública é uma exigência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, financiador do programa, cujo investimento visa à formação de professores que exercem atividades em escolas da rede pública de ensino, órgãos públicos relacionados à segurança pública e defesa social; penitenciária; organizações não governamentais; movimentos sociais; profissionais de diferentes áreas e demais interessados da sociedade civil que tenham aspirações ao exercício e trato da educação em direitos humanos e diversidade.

A pós-graduação, que foi um projeto da Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública, trabalha em conjunto com o Centro de Educação e o apoio logístico da Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (Cied) na realização das atividades nos três polos. Os locais das provas da primeira etapa serão divulgados na próxima semana no Portal da Ufal ou no site da Aedhesp.