Campus Arapiraca comemora o Dia do Agrônomo e promove a III Semana da Agronomia

- Atualizado em

Diana Monteiro –jornalista

Com o tema central “O Engenheiro Agrônomo e os novos Paradigmas Profissionais” o Campus Arapiraca realiza, de 12 a 15,  a III Semana da Agronomia, que oferta duzentas vagas. O evento tem como local o Auditório do Campus e é destinado à comunidade acadêmica, sociedade civil, empresas públicas e privadas e instituições públicas.

De acordo com os coordenadores do evento, os professores Edmilson Santos Silva e José Vieira Silva, a palestra de abertura, nesta terça-feira, 12, a partir das 9 horas,  será feita pelo professor Jonas Dantas dos Santos, do Conselho Regional de Agronomia do Estado da Bahia, que falará sobre o tema central.

Uma programação diversificada, contemplando palestra,mesarredonda e minicursos  enfocando temas relevantes da área, foi elaborada para os três dias do evento. “O objetivo é promover um ciclo de debates para aprofundar temas atuais relacionados à Agronomia e a demanda do mercado de trabalho. Assim como, trazer as grandes dúvidas do público alvo para a discussão”, afirmam os coordenadores.

Todos os painéis ocorrerão no horário das 8 às 12 horas e os minicursos, das 14 às 18 horas.  Um almoço na cantina da sede Arapiraca está definido para o dia 12, em comemoração ao Dia do Agrônomo.

Desenvolvimento local

Enfatizando que a Agronomia vem aprimorando seus conhecimentos no Estado para fins de melhoria no setor agropecuário, os professores Edmilson Santos e José Vieira destacam a importância da agropecuária como base do sustento e da economia do agreste alagoano. Essa área,no Agreste e no Sertão, vem sofrendo bastante devido às secas, pragas e doenças, comprometendo as plantações e pastagens, dentre outros tantos males.

“A expansão da Ufal para o Agreste alagoano tem como missão promover ou fomentar o desenvolvimento local com a introdução de conhecimento técnico e capacitação para a população em sua área de abrangência. A nossa unidade de Pesquisa/Extensão torna-se um instrumento na promoção das mudanças  sócio-econômicas  e essas mudanças  passam pela discussão sobre os temas que fazem parte do cotidiano da região”, afirmam os coordenadores.

A agricultura brasileira é uma das mais ricas e diversificadas do mundo e a cada momento o agronegócio se destaca como sendo a garantia de sustentação da economia do país. “O aluno do Curso de Agronomia necessita estar apto para enfrentar o mercado de trabalho e consequentemente fazer funcionar a sustentabilidade econômica do Brasil, o agronegócio. Eventos com essa finalidade são importantes para estudantes e profissionais”, enfatizam Edmilson Santos e José Vieira.

A 3ª. Semana da Agronomia tem como parceiros a Pró-reitoria de Extensão (Proex), Centro de Ciências Agrárias (Ceca ), Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário de Alagoas (Seagri), Secretaria Municipal de Agricultura de Arapiraca, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (sebrae) e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura/AL.