Voluntários podem ajudar alunos em Olimpíada de Informática

- Atualizado em

Julianne Leão – estudante de Jornalismo

O Instituto de Computação (IC) precisa de voluntários para ajudar na preparação dos alunos de ensino fundamental e médio, que vão participar da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Trata-se de uma competição realizada anualmente, desde 1999, pela Sociedade Brasileira de Computação, e tem por finalidade despertar nos alunos o interesse pela ciência da computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Atualmente, a OBI é realizada nas modalidades Iniciação e Programação. As provas da modalidade Iniciação são convencionais, feitas com papel e caneta pelos alunos participantes, e exigem dos alunos raciocínio lógico para serem resolvidas. Os melhores alunos dessa modalidade são convidados a participar de um curso de introdução à programação, ministrado no Instituto de Computação da Unicamp. As provas da modalidade Programação são provas que usam o computador; nela, os alunos devem desenvolver programas para resolver os problemas propostos durante a prova.

Para obter sucesso nas Olímpiadas, os estudantes alagoanos precisam da colaboração de voluntários, dispostos a dar aulas de raciocínio lógico (um sábado por mês), para crianças do ensino fundamental das escolas públicas de Maceió. “Esta colaboração vai ser muito importante para dar segurança aos estudantes de Alagoas”, diz o graduando em Ciência da Computação, Paulo Ricardo Inácio. O projeto "OBI-Ação" é coordenado pela professora Eliana Almeida.O formulário de inscrição está no blog.

Leia outras informações a respeito da Olimpíada Brasileira de Informática.