Ufal lidera inscrições do Prêmio Santander no Nordeste

As inscrições para o Prêmio Santander foram prorrogadas até o dia 15 de Setembro. Até o dia 18 de agosto, somavam-se quase 1500 inscritos em todo o país e a Ufal é a Universidade do Nordeste com maior número de inscritos - 21 inscrições para as três categorias: Ciência e Inovação, Empreendedorismo e Universidade Solidária. Você ainda pode participar.

- Atualizado em
José Roberto na premiação do Santander

Jhonathan Pino - jornalista

Ainda não sabe o que é o Prêmio Santander? Pois a Ufal tem um bons antecedentes na premiação: nos anos de 2008 e 2009, Fabiana Toledo, pós-graduanda em Modelagem Computacional do Conhecimento, do Instituto de Computação (IC), foi uma das finalistas. Fabiana ganhou a etapa regional em 2008 e ficou entre os três melhores projetos de Ciência e Inovação na etapa nacional em 2009, com o projeto T-Aula, que foca a Educação a Distância (EaD) na Televisão Digital com recursos de Interatividade e em dispositivos móveis.

Outro bom exemplo de que a Ufal se destaca em Ciência e Inovação é o estudante José Roberto da Silva Junior,premiado na 5ª edição dos prêmios Santander de 2009 . O estudante, que teve o projeto reconhecido pela Academia Brasileira de Ciências,  concorreu ao lado de professores doutores da UNB, UFPE e Universidade Católica de Brasília.

José Roberto cursa Ciências Sociais na Universidade Federal de Alagoas e desenvolveu um projeto baseado em Arqueologia Bíblica e intitulado “Evidências Arqueológicas – Meio de Comunicação entre Religiões e Ciência da Origem”. Nele, o estudante defende a teoria criacionista, além da veracidade de relatos citados na Bíblia, através de evidências arqueológicas, como os pergaminhos achados numa fortaleza situada a noroeste do Mar Morto, entre 1947 e 1956

Além da categoria Ciência e Inovação, o Santander premia os quatro melhores prêmios de Empreendedorismo e outros oito projetos de extensão universitária: trata-se do 13º Prêmio Santander Universidade Solidária, que teve suas outras 12 edições organizadas pelo Banco Real. Nessa categoria, o Santander pretende estimular o desenvolvimento da formação cidadã dos futuros profissionais, estimulando aplicar nas comunidades o conhecimento adquirido no mundo acadêmico. Nesse caso quem se inscreve é o coordenador do Projeto, que é o responsável pela reunião de pelo menos 10 estudantes da Instituição.

Também nesta edição, o Prêmio Santander deve premiar as Instituições de Ensino Superior (IES) através da categoria Guia do Estudante, que pretende avaliar as instituições com maior destaque no desenvolvimento de Parcerias com o Setor Privado, no Combate à Evasão de alunos, na Formação de docentes e no Investimento à infraestrutura. Ao todo serão 20 projetos premiados, somando mais de 1 milhão de reais em prêmios. Faça sua inscrição agora.