Ufal intensifica ações de solidariedade em municípios atingidos pelas enchentes

- Atualizado em
Ruth Vasconcelos (de azul) e a psicóloga Cristina Camelo coordenaram a reunião

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Por causa das enchentes que ocorreram no mês de junho deste ano e atingiram 19 municípios de Alagoas, a Pró-reitoria Estudantil (Proest) reuniu na quinta-feira, 12 de agosto, estudantes para sugerir propostas que intensifiquem as ações que os voluntários dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia iniciaram nos municípios de Branquinha e Murici.

A reunião presidida pela professora Ruth Vasconcelos,coordenadora do Programa Ufal Em Defesa da Vida, contou com a participação da psicologa Letícia Nolasco, da ONG ‘Médicos sem Fronteiras', da professora do Ccurso de Psicologia, Cristina Camelo, e estudantes de diversas áreas.

A operação realizada pela ONG nos municípios de Alagoas será concluída no fim do mês de agosto e, segundo Letícia Nolasco, a equipe sai com bons resultados. “Atendemos muitas pessoas, algumas no início não podiam nem tomar banho de chuveiro com medo da água, mas com a nossa ajuda isso mudou”, exulta a psicóloga.

O grupo de voluntários cadastrados pela Pró-reitoria Estudantil vai centralizar suas atividades em ações de caráter educativo, artístico e cultural, trabalhando particularmente com contadores de estória e cinema. O entendimento é que essas ações possam resgatar espaços de convivência e entretenimento entre os moradores marcados pela tragédia. “Nos municípios que tiveram pontos de encontro perdidos, como praças e calçadas, os moradores precisam construir outro referencial de lazer na cidade”, argumenta Cristina Camelo.

Segundo Ruth Vasconcelos, a iniciativa partiu dos próprios estudantes que a procuraram por conhecer o trabalho do programa Ufal em Defesa da Vida. “Isso mostra o reconhecimento do nosso trabalho e da cultura que estamos construindo no espaço universitário, no campo da solidariedade e em reconhecimento dos direitos humanos”, relata a coordenadora do programa.

Os estudantes ainda podem se inscrever para a ação voluntária, preenchendo uma ficha de inscrição na Proest. Os voluntários, além da experiência, ganham certificados constando a participação deles nas atividades.