Servidores se unem pela prevenção às Doenças do Trabalho

Todos em pé e a postos para fazer exercícios; aos poucos vão observando quanto tempo ficam na mesma postura ou o quanto maltratam colunas e membros para realizar as tarefas do dia a dia. Não se trata de uma academia e nem tão pouco de sessões de fisioterapia, mas sim da Oficina de Prevenção às LER/DORT, que percorre os setores da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas.

- Atualizado em
Servidores e bolsistas fazem atividades de prevenção a LER/DORT's

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

A equipe multiprofissional da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) vai aos poucos prevenindo os servidores e prestadores de serviço quanto aos hábitos errados, que no final do dia resultam em dores. Hábitos, que se mantidos, ao longo do tempo causam o Distúrbio Osteomioarticular Relacionado ao Trabalho, mais conhecido como DORT.

A equipe formada pelo fisioterapeuta Deivson Oliveira, pela enfermeira do trabalho Zélia Lessa, pela assistente social Malba Torres, pelo psicólogo Flávio Costa e pela acadêmica de Serviço Social, Edilene Alves, realiza trabalhos de prevenção desde o dia 28 de fevereiro passado, data em que se comemora o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT.

O fisioterapeuta da equipe explica que LER/DORT’s são doenças do aparelho locomotor, o qual compreende músculos, artérias, vasos e nervos. O profissional chama a atenção para as repercussões de uma doença deste tipo na vida social e no trabalho. “Nesses encontros, nós enfatizamos medidas de prevenção, formas de cuidado, além de enfocar os problemas do ambiente do trabalho e os fatores de risco”, diz Deivson Oliveira.

Os movimentos repetitivos como a digitação, ou ficar na mesma posição durante a maior parte do dia, favorecem o aparecimento dos sintomas. Esses sinais iniciais podem ser dores em alguma parte do corpo, formigamentos. Se não forem tratados podem evoluir para uma dor de maior intensidade e até mesmo a perda de força na região afetada.

No primeiro encontro, como os que já aconteceram na Assessoria de Comunicação e no Núcleo de Tecnologia da Informação, os profissionais traçam um perfil dos servidores e prestadores de serviço; analisam o ambiente de trabalho e alertam quanto aos riscos a que estão expostos.

A assistente social Malba Torres esclarece que a visita aos setores é a 3ª etapa do trabalho, já que a primeira foi realizada nos setores do Hospital Universitário, somente com a categoria de enfermagem e a segunda foi feita em uma sala na Reitoria. Nessas duas etapas os servidores tinham que se deslocar para o local onde estavam sendo feitas as atividades.

Já essa terceira etapa caracteriza-se pela ida dos profissionais da Progep aos diversos setores. A ação é agendada pelo diretor/ coordenador do setor ou pela própria equipe da saúde. A outra novidade dessa etapa é levar a oficina de prevenção para os setores dos Campi Arapiraca e do Sertão e suas unidades de ensino.