Sábado é dia de capoeira na Residência Universitária

- Atualizado em

Roberta Batista – estudante de jornalismo

As atividades do Projeto de Extensão Urucungo na Roda dos Saberes estão acontecendo todos os sábados, na Residência Universitária (RUA), das 9h às 13h30, sob a coordenação do professor Nádir Nóbrega Oliveira, e dos bolsistas Denivan Costa e Sirlene Gomes. Com duração de um ano, o curso interliga aulas de capoeira, montagem cênica e grupo de estudo.

Segundo Denivan Costa, o curso é a continuação de uma pesquisa artística e performática do Curso de Licenciatura em Dança, iniciada em 2009. O foco é discutir a dança tendo como ponto de partida as movimentações da capoeira, numa junção de atividades teóricas e práticas. O nome "Urucungo" é um sinônimo da palavra de origem banto berimbau, que é o instrumento imprescindível para a capoeira.

“Justifico a importância da pesquisa artística Urucungo na Roda dos Saberes em toda a sua estrutura para as redes de ensino e de outros segmentos da sociedade, visando estimular criações relacionadas a identidades étnicas e culturais, por compreender que somos uma população pluricultural, para assim possibilitar a formação profissional e cidadã dos estudantes”, explica Denivan Costa.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3221-3122 (Espaço Cultural).