Projetos do Nusp são premiados em Seminário Nacional de Saúde


- Atualizado em
Projetos de Alagoas na área da Saúde são premiados em Brasília

Projetos de Alagoas na área da Saúde são premiados em Brasília

Projetos do Núcleo de Saúde Pública da Ufal – Nusp - conquistaram os primeiros lugares no Seminário Nacional de Avaliação do Projeto de Aperfeiçoamento de Gestão da Atenção Primária - AGAP. A premiação foi bastante comemorada pelos professores e alunos envolvidos nos projetos e pela comunidade acadêmica, principalmente da área de saúde.

O projeto que conseguiu o primeiro lugar teve como tema “A Elevada prevalência de cárie dentária nas crianças de 5 anos de idade no município de Porto Calvo”  e foi desenvolvido pela professora Tereza Angélica, que faz parte do Nuspu com a participação da coordenadora de Saúde Bucal de Porto Calvo, Leta Eulina Melo, e da técnica de Coordenação de Saúde Bucal, Bernadete Pereira. O segundo lugar também ficou com a Ufal, pelo trabalho “Elevada prevalência de morbidade e elevado coeficiente de mortalidade por câncer de colo de útero em Marechal Deodoro”, coordenado pelo professor da Famed, José Humberto Belmiro Chaves.

O Seminário aconteceu de 25 a 28 de julho, em Brasília. Durante o evento realizado para apresentações dos projetos de intervenção no Projeto de Aperfeiçoamento da Atenção Primária à Saúde, alunos de Alagoas, Ceará, Paraíba e Piauí, mostraram aos avaliadores as ações de intervenções que têm sido realizadas nos municípios de seus estados e que foram elaboradas ao longo dos três anos de duração do projeto.

A diretora do projeto no Brasil, Maria José Evangelista, explicou quais foram os critérios de avaliação utilizados para escolher os três melhores trabalhos. “Nós consideramos 6 critérios para avaliá-los: a participação no curso; a avaliação do projeto escrito, incluindo o modelo lógico, cronograma e orçamento; o monitoramento da implantação e reuniões presenciais durante implantação; o grau de implantação até junho deste ano; a apresentação escrita e oral no seminário, e a criatividade usada pelos alunos. Desses, o que mais pesou foi o grau de implantação, pois o que vale mais é o que de fato, tem sido feito.”

A premiação foi coordenada pela presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Beatriz Dobashi, do Mato Grosso do Sul, e contou com a presença do  secretário estadual de Saúde de Alagoas, Herbet Mota, o do diretor do Programa de Saúde Global do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto e diretor do Projeto AGAP na Universidade de Toronto, professor Yves Roland Talbot, além de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).