Professora de Enfermagem participa de Curso Internacional sobre Drogas

Participam desta fase do curso 27 alunos oriundos de Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Venezuela e Brasil, dos estados de Alagoas, Amazonas, Brasília, Paraíba, Paraná, Maranhão e Mato Grosso.

- Atualizado em
Alunos de diversos países da América Latina participam do curso

A professora e pesquisadora Jorgina Sales, da área de Enfermagem em Saúde Mental da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) está na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), participando da última etapa do Curso de Formação On-line de Pesquisadores em Álcool e Outras Drogas Psicoativas, para conclusão de seu projeto de pesquisa.

O curso está sendo desenvolvido durante 12 meses com uma carga horária total de 600 horas, distribuídas em 210 horas de teoria/prática on-line, 150 horas de teoria/prática presencial (no Brasil) e 240 horas de atividade de pesquisa no país de origem. Um dos objetivos oriundo deste curso é ampliar a inserção da temática de álcool e outras drogas nos cursos de graduação e pós-graduação da Esenfar, assim como aumentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas nessa área.

Desde 2002, a EERP-USP, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento de investigação em Enfermagem, oferece esse curso de especialização à distância, alinhado com as políticas da Organização dos Estados Americanos, Comissão Interamericana de Controle do Abuso de Drogas (OEA/CICAD) e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Desde 2006, a Senad vem oferecendo apoio financeiro para realização do curso,  subsidiando a ida dos alunos para o cumprimento da etapa presencial.