Professor da Unidade de Ensino de Penedo vai para pós-doutorado na Espanha

- Atualizado em
Professor Emerson se prepara para ir à Espanha

Diana Monteiro – jornalista

O professor Emerson Soares, do Curso de Engenharia de Pesca da Unidade de Ensino de Penedo, foi contemplado com três bolsas para o Curso de Pós-doutorado visando a implementação do primeiro Laboratório de Reprodução de Peixes Marinhos no Estado de Alagoas. De outubro deste ano a agosto de 2011 ele estará no Instituto Oceanográfico de Vigo, na Espanha,  com bolsa da Capes. Para a concessão dessa bolsa, Emerson diz que foram avaliados currículo, a adequação do projeto  a linha de pesquisa a ser desenvolvida e a capacidade de implementação do trabalho quando retornar ao Brasil.

Para implementação do primeiro Laboratório de Reprodução de Peixes Marinhos no Estado de Alagoas e o quarto da Região Nordeste, a  bolsa concedida pelo Programa Erasmus Mundus foi aprovada independente de um projeto específico focando-se no currículo e idéia de plano de trabalho. "A da Agência de Cooperação Espanhola (AECID) foi concedida devido à adequação do projeto a linha de pesquisa da Espanha, currículo e relevância dos estudos aplicados no Brasil”, diz o professor Emerson.

O professor e pesquisador da Unidade de Ensino de Penedo informa que o projeto de implementação do laboratório específico em Alagoas (que possui o apoio do MPA e Governo do Estado) está em fase inicial e terá importante contribuição na área econômica e social do Estado, que tem um grande potencial para exploração e geração de emprego e renda.

“Uma das espécies estudadas é a Carapeba e não há no Brasil domínio da tecnologia para essa espécie. A parceria internacional com a cooperação espanhola  será muito importante para o domínio da tecnologia visando o desenvolvimento de cultivos de espécies marinhas. É importante ressaltar que, ao retornar ao Brasil, terei também como objetivo abrir novas linhas de pesquisa no Estado, além de orientar alunos de graduação e pós-graduação que desenvolvem estudos científicos na área”, frisa Emerson.