Parabéns estudante: novos projetos ampliam a política estudantil

Enquanto os estudantes descansam durante o merecido feriado acadêmico dedicado a eles, o pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, divulgou os projetos em desenvolvimento na Universidade Federal de Alagoas, visando melhorar e ampliar a assistência aos cerca de 20 mil alunos atualmente matriculados entre graduação, pós-graduação e na modalidade a distância, nos campi Maceió, Arapiraca e do Sertão.

- Atualizado em
Pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, em entrevista na Ascom

Lenilda Luna - jornalista

A festa para os estudantes vai acontecer a partir de segunda-feira, 16, com a inauguração da Tenda da Cultura Estudantil, onde durante duas semanas serão realizadas atividades artístico-culturais, com recital de poesia, debates com candidatos, dança, orquestra, teatro, música. “A Tenda Cultural tem capacidade para mil pessoas. Organizamos este espaço a fim de tornar a Universidade um lugar de vivência de arte e cultura", ressaltou o pró-reitor Pedro Nelson.

Também na próxima semana será realizado o I Encontro dos Bolsistas da Proest, nos dias 16 e 17, segunda e terça, quando será apresentada a Cartilha do Bolsista, com direitos e deveres dos estudantes que recebem bolsas para permanecer na universidade e desenvolver atividades acadêmicas. “Vamos anunciar a redução da carga horária de trabalho, que hoje é de 20h, para 12 horas, estabelecendo os períodos de recesso”,  antecipou o pró-reitor Estudantil.

Cerca de mil bolsistas integram os programas de Bolsa Permanência e de Bolsa de Desenvolvimento Institucional. O primeiro, nos Campi Maceió e Arapiraca, conta com a participação de 800 alunos e é destinado a estudantes com vulnerabilidade social. Ambos concedem bolsa no valor de R$ 300,00 e funcionam com recursos do Programa Nacional de Assitência Estudantil (PNAES), do Governo Federal/MEC. O Programa de Bolsa de Desenvolvimento Institucional está em funcionamento desde 2009 e é integrado por 115 alunos, oportunizando a participação em atividades da instituição, como cursos de línguas (espanhol e inglês),  Centro de Inclusão Digital e outros projetos em parceria com as unidades acadêmicas

Projetos em andamento

Vários projetos para melhorar a assistência estudantil estão em andamento. A reivindicação dos estudantes de ter residência universitária no campus e um restaurante maior, em breve será atendida. O projeto do novo RU está pronto e foi elaborado pela Superintendência de Infraestrutura da Ufal – Sinfra. “O projeto vai entrar na fase de levantamento do orçamento, para ser publicado o edital de licitação”, informou Pedro Nelson.

A Residência Estudantil (RUA) no Campus A.C. Simões está em fase mais adiantada. As três primeiras casas estão na fase de conclusão da obra. “Em seguida vamos abrir licitação para construir mais duas casas, a recepção e o laboratório. No próximo ano, até maio, vamos entregar cinco casas, cada uma com capacidade para 36 alunos, totalizando 180 vagas”, disse o pró-reitor. Ele disse ainda que mais 2 milhões de reais foram liberados, com recursos do PNAES , para concluir as doze casas do projeto até 2012.

Incentivo à participação

No Dia do Estudante, o pró-reitor estudantil, Pedro Nelson, incentiva os alunos a participarem das várias atividades programadas para eles em todas as etapas da vida acadêmica. “A universidade é muito mais que a sala de aula. Temos muitas atividades de pesquisa e extensão que os alunos devem participar para o próprio crescimento deles. Além disso, na Pró-reitoria Estudantil estamos desenvolvendo projetos de publicação de artigos e trabalhos de conclusão de curso, para estimular o estudante a produzir”, destaca o pró-reitor. Ele lembra que estão abertas as inscrições para o Concurso de Fotografia e o Concurso para Publicação de Artigos, e, em breve, serão abertas as inscrições para os Jogos Estudantis, que serão realizados em outubro.

“O que posso dizer aos estudantes, neste dia, é que participem! Aproveitem ao máximo a vida universitária e tudo o que ela proporciona. Será sem dúvida uma época inesquecível e a base para o crescimento pessoal e profissional”, disse Pedro Nelson, parabenizando aos estudantes.