I Encontro de Bolsistas promove ações culturais e de extensão

- Atualizado em
Parte dos estudantes presentes ao evento

O I Encontro de Bolsistas foi marcado na manhã desta terça-feira, 17, pela palestra da professora Fátima Albuquerque, coordenadora de Ações Acadêmicas da Pró-reitoria Estudantil, que apresentou aos participantes o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Fátima enfocou as áreas estratégicas e suas respectivas ações voltadas para o segmento estudantil, cujo plano contempla os três campi da Universidade Federal de Alagoas.

O Encontro integra a programação de inauguração da Tenda da Cultural Estudantil e reuniu cerca de oitocentos alunos bolsistas de Permanência e cerca de cem estudantes da Bolsa de Desenvolvimento Institucional, que recebe recursos do Programa Reuni. Fátima Albuquerque ressalta que o PNAES apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das Instituições Federais de Ensino Superior e apresentou as áreas estratégicas do Programa: Cultura, Creche, Alimentação, Moradia, Inclusão Digital, Saúde, Esporte e Transporte e os avanços do programa desde a implantação, em novembro de 2009.

“O objetivo do Plano é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão”, complementa Fátima.

Abertura festiva

Durante a abertura na segunda-feira à noite, a reitora Ana Dayse Rezende Dorea ressaltou que a realização do I Encontro dos Bolsistas representa também a comemoração do Dia do Estudante (11 de agosto). “Estamos vivendo uma década melhor do que há 10 anos e uma das propostas da expansão é o apoio à permanência dos estudantes na Universidade Federal de Alagoas”, enfatizou a reitora.

O pró-reitor Estudantil Pedro Nelson Ribeiro falou do empenho da instituição para a consolidação da política estudantil nos três campi, anunciando aos participantes a conquista da nova carga horária dos 910 bolsistas que passa a ser de 12 horas semanais.

A ampliação do número de bolsas, criação de novos mecanismos de inclusão e a redução da carga horária, que é considerada uma conquista para o segmento, foram ressaltados pelo vice-reitor Eurico Lôbo. Participaram também da solenidade de abertura os pró-reitores Josealdo Tonholo (Pesquisa e Pós-graduação); Anderson Dantas (Graduação); Sílvia Cardeal (Gestão de Pessoas e do Trabalho); Eduardo Lyra (Extensão), o coordenador de projetos da Sinfra, Jorge Marcelo; o estudante Ésio Melo de Andrade (DCE); e técnicos da Proest.

Na primeira noite do evento os estudantes também conheceram o projeto do novo Restaurante Universitário e da Residência Universitária, apresentado pelo arquiteto Jorge Marcelo. A Rua já está com obras iniciadas, vai contar com doze módulos e terá capacidade para 430 residentes. Os projetos que são desenvolvidos por uma equipe de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, também bolsistas, ampliarão significativamente o número desses serviços na instituição.

Programação

À tarde, o encontro prosseguiu com a mesma programação da manhã. A Pró-reitoria Estudantil lançou a Cartilha do Bolsista, com os direitos e deveres dos estudantes e foi distribuída com o grupo da tarde.Quem não teve acesso pode procurar na Pró-reitoria Estudantil, no térreo da Reitoria.

Mesmo com o encerramento do I Encontro dos Bolsistas nesta terça-feira, a programação na Tenda da Cultura Estudantil prossegue até a sexta-feira, dia 20, com atividades diversificadas. Nesta quarta-feira, a partir das 9h, com o apoio do DCE, está definido um debate com os candidatos alagoanos ao Senado Federal; às 13h, a Oficina Cozinha Brasil, seguida de apresentações teatrais no lado externo da Tenda. Na Praça da Paz, ao lado do Restaurante Universitário, a partir das 16h, estão definidas apresentações da Cia Teatro da Meia Noite “Meu pé de fulô” e da Cia Muro Imaginário.

Oficina Brasil

Dando prosseguimento às atividades da primeira semana, às 8h da quinta-feira, 19, tem Oficina Cozinha Brasil. A partir das 10h é a vez da apresentação “Viagem” do projeto A Qui(n)ta Cultural. Ao meio-dia, a Cia Muro na Biblioteca Central. A partir das 13h, a programação tem continuidade na Tenda Cultural com Oficina Cozinha Brasil. Às 15h, tem Orquestra de Câmara da Ufal e, a partir das 17h, o A Qui(n)ta Cultural oferece Oficina de Forró com apresentação de dança. A noite tem a Banda República Negra, às 19h e o grupo alagoano Anônimos da Sociedade Underground - ASU, às 20h.

Na sexta-feira, 20, a Tenda da Cultura centralizará de manhã atividades do Curso de Farmácia.  À tarde tem Cine Olho Vivo, a partir das 17h, na Praça da Paz, ao lado do RU. À noite as apresentações ficam por conta da Cia Muro Imaginário, às 18h30, e das bandas Zona 53 e La Poli & Cia.