Estudantes da Unidade de Penedo visitam criação de jacaré do papo-amarelo

Sob a supervisão dos professores Talita Espósito e Cláudio Sampaio, os alunos do nono período do curso de Engenharia de Pesca do Polo Penedo visitaram recentemente o Mister Cayman que é um criatório de jacarés-do-papo-amarelo

- Atualizado em
Jacarés-do-papo-amarelo criados em cativeiro

Diana Monteiro -jornalista

O criatório está localizado em Maceió e é de propriedade da jornalista Maria Cristina Ruffo e do marido dela, o arquiteto e empresário Silvio Garabuggio. A atividade prática integra as disciplinas Beneficiamento e industrialização do Pescado e Aquicultura Especial e teve como objetivo buscar conhecimentos a cerca de novas alternativas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Durante a visita os estudantes conheceram detalhes do projeto que se iniciou em 1994, quando apareceram no sítio dos empresários três jacarés do papo-amarelo. Inicialmente Maria Cristina teve a idéia de um cultivo com fins de conservação, tendo em vista que a espécie encontrava-se na lista de animais ameaçados de extinção, e buscou junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) autorização para desenvolver o projeto.

Cristina complementa que, após as primeiras gerações em cativeiro, passou  também a cultivar comercialmente a espécie, descobrindo um novo nicho de mercado, porque quase tudo do jacaré pode ser aproveitado: a carne, para consumo humano; a cabeça, os ossos e as patas para o artesanato; a banha para a produção de cosméticos; e o couro, principal produto, é exportado para vários países, com diversos fins, como confecção de sapatos, bolsas, luminárias, entre outros.

Toda a produção do criatório é abatida em um frigorífico especializado, instalada em Paulo Afonso-BA, com incentivos do governo local. Após o processamento, a carne é comercializada para mercados específicos - nacional e internacional. O couro é enviado para uma empresa no Rio Grande do Sul, onde é feito seu curtimento. O preço de um cm² do couro curtido custa uma média de R$ 30,00, e o quilo da carne pode chegar a R$ 50,00. Este ano, Maria Cristina e Silvio Garabuggio instalarão um frigorífico, na mesma área onde são cultivados os jacarés.

A empresária informa que atualmente a Mister Cayman é a única empresa autorizada para comercialização do produto, sendo ainda a responsável pela saída da espécie  da lista de animais ameaçados de extinção.