Crítica literária de Londres ministra palestra na Faculdade de Letras

- Atualizado em
Um dos livros de Paulina

Atendendo a um convite da professora Ana Cecília Lima, a Professora Doutora Paulina Palmer, da University of London - Birkbeck, vai proferir a palestra  “Angela Carter’s Utilisation of the Carnivalesque -- and  the Fiction of  Jeanette  Winterson:  Queer People, Carnivalesque Strategies and the Grotesque”,  dia 16 de agosto, às 15 h, no mini-auditório Heliônia Ceres, na Faculdade de Letras, no Campus Maceió.

“Consideramos um privilégio  imenso ter a oportunidade de receber em nossa Faculdade uma importante e renomada crítica literária, e estudiosa da literatura contemporânea produzida por mulheres, como a professora Palmer. Ainda mais, falando sob uma uma perspectiva inovadora e ousada a respeito de escritoras tão relevantes no cânone contemporâneo como Angela Carter e Jeanette Winterson”, comemorou a professora Ana Cecília.

A palestra será aberta à todos os interessados e estudiosos das literaturas contemporâneas. O texto da palestra da professora Palmer, traduzido pela professora Izabel Brandão e revisado pela por Ana Cecília Lima será projetado em telão.

Sobre a palestra

A palestra da Professora Paulina Palmer enfoca a ficção de duas escritoras britânicas, Angela Carter e Jeanette Winterson. Enquanto Carter escreveu nas décadas de 1960, 1970 e 1980 e faleceu em 1992, Winterson iniciou sua carreira literária por volta de 1985 e permanece ativa até hoje.

Palmer investiga em seu texto a forma em que aspectos da ficção de Carter, em particular seu tratamento do carnavalesco, associado às perspectivas teóricas de Mikhail Bakhtin, e tópicos relativos ao tema, como os corpos grotescos, antecipam a escrita de Winterson e a perspectiva lésbica/queer que daí decorre. Os textos das duas autoras aos quais Palmer irá se referir incluem Nights at the Circus (1984), The Infernal Desire Machines of Dr. Hoffman (1972) e “the Loves of Lady Purple”, da coletânea Fireworks (1970) de Angela Carter, e The Passion(1987), The Powerbook (2000) e The Stone Gods (2007), de Jeanette Winterson.

Trabalho, interesses de pesquisa e publicações

Recentemente aposentada do posto de Senior Lecturer da Universidade de Warwick, Grã Bretanha, onde, mesmo lotada no Departamento de Língua Inglesa, colaborou ativamente para a fundação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mulher (Women’s Studies). Hoje a Professora Palmer ensina no Programa de Pós-Graduação  em Gênero, Sexualidade e Cultura do Birkbeck College, da Universidade de Londres.

Palmer desenvolve pesquisa no campo da ficção contemporânea produzida por mulheres, enfocando em especial as diferentes formas de fantasia e o gótico. Suas publicações incluem  Contemporary Women’s Fiction: Narrative Practice and Feminist Theory (Brighton: Harvester Wheatsheaf, 1989); Contemporary Lesbian Writing: Dreams, Desire, Difference (Buckingham: Open University Press,1993); Lesbian Gothic: Transgressive Fictions (London: Cassell/Continuum, 1999).

Atualmente, a professora Palmer está concluindo um livro sobre  The Queer Uncanny,  a ser publicado pela editora da Universidade de  Wales. A professora Paulina Palmer também faz parte da comissão que coordena a Contemporary Women’s Writing Network, uma importante rede de pesquisa sobre a literatura contemporânea produzida por mulheres, com sede no Reino Unido, e que, nos últimos anos, vem ampliando o seu alcance internacional.