Campus Arapiraca promove debate sobre Arquitetura e Arte

A 2ª Semana de Arquitetura do Campus Arapiraca será realizada a partir desta segunda, 23, até a quinta-feira, 26 de agosto, numa promoção do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Norteada por palestras e minicursos, a semana conta com professores e palestrantes de diversas instituições debatendo Arquitetura e Arte na Contemporaneidade.

- Atualizado em

Roberta Batista – estudante de jornalismo

A vice-coordenadora do curso, Simone Carnaúba, explica que o intuito é contribuir para as reflexões acadêmicas relacionadas ao papel do arquiteto urbanista nos tempos atuais. Para isso, serão abordadas temáticas sobre qualidade de projeto, como conforto ambiental na arquitetura e a importância da avaliação pós-ocupação, para a otimização dos espaços construídos, além de temas relacionados às artes contemporânea e popular.

A abertura, nesta segunda-feira, 23, é marcada pela palestra da professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Sheila Wabe Ornstein.  A pesquisadora, que atua na área de Avaliação Pós-Ocupação em Edificações, também é responsável pelo mini-curso sobre Avaliação Pós-Ocupação. As vagas deste mini-curso, com carga horária de 24h, são limitadas.

Durante toda a semana, os minicursos acontecem pela manhã e as palestras no período da tarde.  No mesmo dia 23, o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal (FAU), Ricardo Cabús, ministra a palestra “Iluminação natural na arquitetura dos trópicos”, a partir das 14h.  Na mesma tarde, ocorre a palestra “O Desejo no Projeto de Arquitetura” do também professor da FAU, Leonardo Bittencourt, a partir das 15h30.

No segundo dia, terça-feira, 24, a artista e docente Maria Amélia Vieira e o artista Dalton Costa discutem o tema “Interfaces entre arte contemporânea e arte popular”. Na quarta-feira, 25, as palestras ficam por conta da professora Gianna Melo Barbirato, às 14h, com “A história do conforto ambiental”, e do arquiteto Mário Aloísio Melo, às 15h30, com “Condicionantes, intenções e soluções no ato do projeto”.

Na semana em que arquitetos e futuros profissionais da arquitetura debatem temas em comum, também são ofertados o minicurso “Elaboração de Croquis”, que será mediado pelo professor do Curso de Arquitetura do Campus Arapiraca, Fernando Antônio Souza; uma “Oficina Áudio Visual” com o jornalista e professor da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), Walcler Mendes Júnior, além da arquiteta e professora do Campus Arapiraca, Juliana Michaello Dias.

No último dia do evento, quinta-feira, 26, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas (IAB – Alagoas), Rafael Tavares, discute “A importância do Instituto de Arquitetos do Brasil na profissão de arquiteto”.