Alunos de Arquitetura vão observar construções do Centro de Maceió

- Atualizado em
Alunos fazem visita técnica ao Centro de Maceió, no sábado

A visita ao Centro de Maceió acontece neste sábado, 21, pela manhã, e será orientada pela arquiteta  da Superintendência de Infra-estrutura da Universidade Federal de Alagoas, Vanine Borges. A visita terá o foco na observação da arquitetura e trabalhará temáticas por meio de explanação, discussão e observações.

Diante de seu valor histórico, em 1997 o Centro foi reconhecido como Zona de Proteção Rigorosa, uma forma de tentar proteger os casarões da depredação e adulteração das fachadas. A atividade encerra a 6ª edição da Semana de Arquitetura e Urbanismo (Semau) que este ano discute a questão da Modernidade no Brasil.

Pesquisas voltadas para a preservação arquitetônica de Maceió

A arquiteta Vanine Borges Amaral, do Núcleo de Dinâmicas do Espaço Habitado, defendeu tese de Mestrado no final do ano passado, com o tema “Expressões de modernidade em Maceió: Uma perspectiva de preservação”, orientada pela professora Josemary Ferrare.

Vanine se dedicou a analisar as “manifestações de arquitetura moderna, empreendidas a partir da década de 1950, representaram as intenções de modernização e progresso diante do quadro de desenvolvimento nacional”.

A professora pesquisou o desenvolvimento do centro urbano de Maceió, com prédios bem característicos. “(...) merecem menção a Praça Visconde Sinimbú no bairro do Centro e a Praça do Centenário no bairro do Farol. Inicia-se a construção de edifícios com mais de quatro pavimentos, destacando-se o pioneiro Edifício Breda, no bairro do Centro, construído em 1958 e sendo ainda hoje referência visual para a população. Aparecem também as edificações destinadas aos serviços públicos, como postos de saúde, hospitais e instituições governamentais. A chegada de novos profissionais de arquitetura e engenharia civil contribui para a difusão modernista em Maceió”.

A arquiteta destaca também que foi nesse período que, em 1961, foi criada a Universidade Federal de Alagoas e a construção de edifícios para as instalações de novas unidades funcionais. “Destacaram-se neste conjunto emergente de obras, os seguintes prédios: Centro de Ciências Biológicas (CCBI), localizada na Praça Dr.Afrânio Jorge no bairro do Prado, Espaço Cultural da UFAL e a Residência Universitária Alagoana, os dois últimos localizados na Praça Visconde Sinimbú no bairro do Centro.

Por fim, a pesquisador destaca a importância de preservação deste patrimônio. “Neste sentido, destacamos a relevância da permanência de exemplares de arquitetura moderna em Maceió, como representação de uma parte significativa da história do “lugar” Maceió, cientes de que, reconhecê-los como “testemunhos silenciosos da história” contribui para o entendimento da realidade sócio-econômica e cultural que hoje se apresenta e possibilita visualizar os caminhos que se delineiam para dar prosseguimento à construção desta realidade”, destaca a pesquisadora na tese.

Pet Arquitetura comemora 50 anos de Brasília com a 6ª edição da Semau
Aproveitando as comemorações dos 50 anos da cidade de Brasília, um grupo de estudantes integrantes do Pet Arquitetura realiza desde quarta-feira, 18, até o sábado, 21 de agosto, a 6ª edição da Semana de Arquitetura e Urbanismo (Semau), que este ano discute a questão da Modernidade no Brasil. No evento também são prestadas homenagens a Zélia Maia Nobre, fundadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas.
A Semana de Arquitetura, que está sendo realizada no auditório da Casa da Indústria de Maceió, relembra o contexto marcado pelo ideal de modernização em que a cidade de Brasília foi criada e inaugurada. “Vamos discutir temas do universo da arquitetura e do urbanismo, tornando-se um espaço de debate onde profissionais e alunos possam trocar experiências” apresenta Kamila de Souza, integrante do Pet.
O evento conta com a participação de profissionais da Universidade de São Paulo (USP), das Universidades Federais de São Carlos (UFSCar), da Bahia (UFBA) e de Pernambuco (UFPE) que discutem como a busca por novos modelos de arquitetura e urbanismo chegou ao país; quais foram as estratégias traçadas para solidificar tais modelos perante a sociedade da época; e como a atual prática projetual se comporta frente a isso, inclusive atentando para os movimentos que atingiram o próprio Estado de Alagoas.
Entre os destaques da programação estão as conferências que ocorrem durante os três dias de evento, a partir das 19h. Os temas são: “Expressões da Modernidade em uma época: Arquitetura, Música e Futebol”, “Arquitetura Moderna em Alagoas” e o “O Pensamento Moderno nos Jardins de Burle Marx”.
Não só os alunos participam, mas também a comunidade interessada em arquitetura e urbanismo. Mais informações com o Pet Arquitetura, que fica situado no prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), ou pelo e-mail petarq@hotmail.com.