Agosto da Cultura Popular entra em cena na Tenda da Cultura Estudantil

Este mês de agosto, a Pró-reitoria Estudantil e a Pró-reitoria de Extensão se uniram para homenagear duas datas importantes no calendário acadêmico da Universidade: o Dia do Estudante e o Dia Nacional do Folclore. As ações integradas acontecem na Tenda da Cultura Estudantil e na Praça da Paz, de 16 de agosto a 3 de setembro, em diferentes horários.

- Atualizado em

A participação da Proex no evento faz parte das comemorações do Agosto da Cultura Popular. Este ano, foram programadas quatro ações nas áreas de música, teatro e literatura oral. Nesta terça-feira,17, às 18h30, após o Encontro dos Bolsistas, haverá uma mesa-redonda sobre a temática do cordel, que contará com a presença do cordelista alagoano Jorge Calheiros e das professoras da Ufal, Rachel Rocha (Ciências Sociais) e Jerzuí Mendes Tôrres Tomaz (Letras).

Jorge Calheiros antes de viver exclusivamente da arte de fazer cordel era marceneiro, mas, ao sofrer um acidente, trocou de profissão. O primeiro cordel lançado foi O Homem da Viola e, daí em diante, não deixou mais de escrever. Publicou 86 títulos e já vendeu mais de mil exemplares de cordéis no Nordeste. Suas obras descrevem o cotidiano do povo alagoano e expressa a cultura do Nordeste em forma de poesia popular.

Na quarta-feira, 18, às 16h, é a vez da apresentação do espetáculo infantil Meu Pé de Fulô, da Cia Teatro da Meia Noite, dirigida por Julien Costa e inspirada no texto de Paulo Sarmento. A linguagem utilizada na peça mistura literatura de cordel, técnicas de animação e teatro mambembe, numa proposta que ressalta o rico fabulário da cultura nordestina. O espetáculo infantil recebeu o prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e já percorreu diversas cidades do interior de Alagoas. Na apresentação que será realizada na Praça da Paz (vizinha ao Restaurante Universitário), as crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Ufal terão um lugar especial na plateia.

Dois eventos na área de música estão previstos também na programação. Na quinta-feira, 19 de agosto, a Orquestra de Câmara da Ufal apresenta algumas composições ligadas ao repertório da cultura popular. E no dia 2 de setembro, a Proex encerra sua participação nas atividades da Tenda da Cultura Estudantil com a apresentação do Som do Beco que vai homenagear o grupo musical Titãs. Vale a pena conferir.