07

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), realiza até sexta-feira, 6 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h, o curso básico em Propriedade Intelectual, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), no Campus Maceió.

É provável que você nunca tenha ouvido falar de seu nome, mas foi graças às pesquisas e ao trabalho de campo de Ivan Fernandes Lima que Alagoas passou a conhecer seus limites, divisas e aspectos geográfico com precisão. Quinze anos após sua morte, o estudioso que percorreu e colheu informações sobre todos os cantos e recantos do Estado caiu na vala do esquecimento.A partir do depoimento de professores, pesquisadores e ex-alunos, nesta edição você vai saber por que o autor de diversos livros e de mais de uma centena de artigos sobre sua terra natal é considerado o mais importante geógrafo alagoano do século 20.

O Polo Viçosa da Universidade Federal de Alagoas realizou, nesta segunda e terça-feira, 19 e 20 de julho, o I Curso de Extensão em Farmacologia aplicada à Medicina Veterinária. O curso foi coordenado pelo professor de Medicina Veterinária, Pierre Escodro, e organizado pelo grupo de pesquisa em Equídeos, ambos da Ufal.

A Pró-Reitoria Estudantil (Proest) promove uma série de atividades para proporcionar uma melhor integração entre os alunos e para valorizar sua produção acadêmica, artística e cultural. na programação estão: inauguração da Tenda Estudantil, concurso de Artigos e concurso de Fotografia

O Professor Márcio Efe, doutor contratado em janeiro deste ano e lotado no Setor de Biodiversidade e Ecologia – ICBS, teve o projeto intitulado “Monitoramento e conservação de aves endêmicas e ameaçadas do centro Pernambuco” aprovado no Primeiro Edital de Apoio a Projetos – 2010.

Jandir Hickmann, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Materiais do Centro de Tecnologia (Ctec) e integrante do Grupo de Ótica e Materiais da Universidade Federal de Alagoas, foi convidado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para participar da Comissão de Avaliação Trienal dos Programas de Pós-graduação stricto sensu. A primeira reunião será realizada de 19 a 23 de julho, na sede da Capes.

Receber as boas vindas, esclarecimentos sobre programas, projetos e serviços disponíveis na Universidade foi o que os novos servidores técnicos e docentes empossados esse ano, de janeiro a julho, tiveram no Programa de Inserção do Novo Servidor (Pins), realizado na quarta-feira, 30 de junho e na quinta-feira, 1 de julho. Participaram os servidores dos campi Maceió, Arapiraca e do Sertão.